Trabalho da FCM no campo da Medicina Regenerativa é premiado no Canadá
Publicado por: Camila Delmondes
30 de novembro de 2016

Compartilhar:

A pesquisa “Avaliação da biocompatibilidade de scaffolds de poli (l-ácido lático) produzidos por eletrofiação utilizando células mesenquimais estromais derivadas de tecido adiposo” foi premiada durante o Congresso Till & McCulloch 2016, realizada pela Stem Cell Network, no Canadá, de 24 a 26 de outubro.

O estudo multicêntrico – que alia terapia celular de células-tronco à biongenharia visando a restauração de órgãos e tecidos lesados – integra o projeto de doutorado da estudante Bruna Manzini e foi desenvolvido no âmbito do programa de pós-graduação em Ciências da Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

A pesquisa contou com a orientação da médica hematologista Ângela Luzo, diretora do Serviço de Transfusão e do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Humano do Hemocentro, e coorientação do médico-cirurgião Ricardo Kalaf Mussi, professor do Departamento de Cirurgia da FCM.

De acordo com Bruna, o trabalho é fruto de um grupo de pesquisa já consolidado e que envolve, além da FCM e Hemocentro da Unicamp, o Departamento de Cirurgia da FCM, a Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do Sangue e Biofabris.

 “A pesquisa analisou a biocompatibilidade (adesão, proliferação e viabilidade) de células-tronco mesenquimais estromais (MSCs), derivadas do tecido adiposo humano, quando cultivadas em um tipo de biomaterial polimérico bio-reabsorvível, o Poli L- ácido láctico, visando a aplicação futura em engenharia de tecidos”, explicou.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Extecamp promove curso Crise climática e inovação – inscrições até 30/04

(Divulgação) HC recebe a primeira turma de Residência em Fisioterapia Hospitalar

Reunião DTG: Debate de candidatos à chefia do DTG


Docente da FCM, Luís Fernando Tófoli será homenageado em sessão de relançamento da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal


CMU organiza exposição “Bailes Negros: Sociabilidades e Resistência em Campinas” na FCM


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM