Time de basquete da FCM reúne gerações de atletas e promove encontro em Campinas
Publicado por: Camila Delmondes
03 de outubro de 2017

Compartilhar:

Há aproximadamente dois anos, um grupo de ex-alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, praticantes de basquetebol, se organizou para fazer uns "rachões" com os novos alunos da faculdade. O grupo foi liderado pelo radiologista Heitor Okanobo, da turma 37, que há alguns anos reside e trabalha nos Estados Unidos.

“Quando eu vinha para Campinas, aproveitava para jogar com os colegas. Isso acabou gerando um grupo com quase 30 participantes. Queremos motivar a nova geração de alunos à prática do esporte, especialmente o basquete”, disse Okanobo.

De acordo com o médico e chefe da disciplina do trauma da FCM, Gustavo Pereira Fraga, no mês passado, foi realizado em Barretos, a XI Intermed. A Medicina da Unicamp não participou, pelo terceiro ano consecutivo. Isso fez com que alguns ex-alunos, incluindo docentes, se mobilizassem para discutirem com os atuais atletas algumas ações para estimularem a prática de esportes e integração na FCM.

No dia 14 de setembro foi realizado, na FCM, uma primeira reunião para saber como os egressos poderiam ajudar o time atual de basquete masculino da faculdade, que conta atualmente com apenas dez atletas.

Algumas decisões foram tomadas nessa reunião: melhorar a estrutura de quadras para os treinos, adquirir novas bolas, inscrever o time para disputar o Novo Desporto Universitário (NDU) – campeonato que tem jogos nos finais de semana em São Caetano do Sul – e convidar mais veteranos para ajudar no custeio dessas ações e promover encontros periódicos com "rachões", seguidos de confraternização.

“O grupo cresceu rapidamente. Agora temos 85 pessoas, das turmas 11 a 54. Estamos buscando basqueteiros das dez primeiras turmas e da turma 55, atual primeiro ano”, revelou Fraga, que foi aluno da 25ª turma de Medicina e jogava no time de basquete da FCM.

O grupo realizou o primeiro encontro nesse domingo (1), para jogar no Ginásio da Ponte Preta, no Jardim das Paineiras. No final, todos se reuniram para uma foto, onde combinaram o lema "o projeto é novo, mas a história é antiga".

O jogo contou com a presença de 25 atletas, dentre eles o atual diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, aluno da 14ª turma de Medicina; os professores Francisco H. Aoki, da 12ª turma; Nestor Paraguai, da 13ª turma; Paulo Porto, da 23ª turma e Gustavo Pereira Fraga, da 25ª turma, além de vários ex-residentes e os alunos do atual time de basquete.

Roberto R. Paes, professor da Faculdade de Educação Física (FEF) e treinador da equipe de basquete campeã da Intermed em 1981, compareceu para prestigiar o encontro. Na sequência, houve uma confraternização numa república em Barão Geraldo, organizada por alunos da turma 53.

No dia 28 de outubro, a Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL) organiza o Jubileu – jogos de diferentes esportes – entre os atuais alunos, residentes e ex-alunos.

“O esporte é um importante instrumento para fazerem grandes amizades, trabalharem em equipe e interagirem com as diferentes gerações. Os veteranos do basquete da Medicina já estão se organizando para participarem com representantes de diversas turmas desse encontro”, comentou Ivan Toro.



Notícias mais recentes



Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

20ª Turma de Fonoaudiologia da Unicamp celebra formatura em cerimônias

Biblioteca da FCM divulga os e-books e vídeos do mês de janeiro

Inflamação metabólica associada à microbiota intestinal é hipótese para a evolução da obesidade na história da humanidade

Comemoração de 25 anos: Cirurgia Endovascular


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM