Série de simpósios comemora 10 anos do Lapacis
Publicado por: Camila Delmondes
02 de maio de 2016

Compartilhar:

Em 2016, o Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas (Lapacis) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp completa 10 anos, e para celebrar a data, uma série de quatro simpósios refletirá sobre os desafios das Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas (PACIS) no âmbito do Sistema Único de Saúde.

“Desde a criação do Lapacis percebemos o potencial de cuidado emancipador em torno das PACIS. Se conseguirmos, cada vez mais, introduzi-las na Atenção Primária, será possível reduzir o processo de medicalização. Acreditamos que boa parte da chave para essa mudança está na lógica e na perspectiva alternativa”, observou o coordenador do Lapacis, Nelson Filice de Barros.

O primeiro simpósio aconteceu no dia 27 de abril e contou com a participação da médica Maria do Carmo Cabral Carpintero, supervisora do Programa Mais Médicos da região de Limeira, e ex-secretária de saúde dos municípios de Campinas, Várzea Paulista e Amparo. Com experiência na gestão pública de saúde, ela demonstrou preocupação com o cuidado oferecido atualmente no SUS, com a excessiva valorização da medicalização e da realização de exames, com sobreposição da tecnologia à clínica médica, em detrimento da escuta e do olhar. “Fico imaginando que se eu voltasse para a gestão, gostaria de ofertar a possibilidade de confrontar esse modelo biomédico medicamentalizante, dominante, hegemônico, instaurado, estruturado e acomodado”, criticou.

Convidada para debater com o público presente sobre os “Horizontes do Lapacis para a próxima década”, Maria do Carmo disse que um dos grandes desafios para os estudiosos da área é mostrar a efetividade e os resultados das PACIS no cotidiano da Atenção Básica. “Entendo que essa não é uma tarefa simples. Não se trata, apenas, de fazer pesquisas de satisfação, em que o paciente relata estar se sentido melhor com o tratamento. Precisamos trabalhar também para mostrar os resultados financeiros para além dos resultados de satisfação. Precisamos de pesquisas que justifiquem as PACIS, e que embasem as decisões dos gestores públicos”, disse.

O próximo simpósio está marcado para o dia 11 de abril, das 12 às 14 horas, na Sala da Congregação da FCM, e acontecerá por videoconferência, com a professora Nicola Gale, da Universidade de Birmingham (Reino Unido), com o tema a Sociologia das PACIS.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM