Seminário Nacional em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação reúne profissionais de diversas áreas na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
14 de maio de 2018

Compartilhar:

Nos dias 10 e 11 de maio, o Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação (PPSIR) e o Departamento Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promoveram o Seminário Nacional em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação. Intensa, a programação reuniu pesquisadores de diversas áreas de conhecimento e atuação, a partir de perspectiva multidisciplinar, e contou com conferências, debates, sessões temáticas, mesas redondas, exposições e apresentações artísticas. Veja a programação.

A solenidade de abertura do Seminário comemorou os 10 anos do PPSIR da FCM e contou com a participação dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da Unicamp, Munir Salomão Skaf e André Tosi Furtado; diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes; da coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM, Christiane Marques do Couto; e da coordenadora do PPSIR e anfitriã do evento, Adriana Lia Friszman de Laplane.

“Assim como todas as iniciativas que se originaram no Cepre da FCM, nosso programa de pós-graduação tem características singulares e carrega a marca da interdisciplinaridade”, disse Adriana Laplane em sua mensagem de boas-vindas – destacando também que, em uma década de existência, o PPSIR contabiliza 130 dissertações defendidas e conta, na atualidade, com 24 professores credenciados e 66 alunos matriculados, sendo 37 no mestrado e 29 no doutorado.

"O programa também conta com a expertise de professores que atuam no curso de graduação em Fonoaudiologia e Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Gabriel Porto (Cepre) da FCM, no Hospital de Clinicas (HC) e Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp e no Hospital Estadual de Sumaré (HES), bem como nas redes de saúde e educação, municipal de estadual, em Campinas e região", acrescentou.

Estruturado a partir do know-how dos docentes Cepre nos campos de reabilitação, saúde, desenvolvimento humano, políticas sociais, direitos humanos e educação, a o Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM, de acordo com Adriana, engloba projetos de diferentes áreas, tais quais, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia, enfermagem, psicologia, serviço social, educação, arte, política e gestão, explica Adriana.

“A ideia do Programa é estabelecer um diálogo interdisciplinar, propondo diferentes estudos no contexto das políticas públicas de saúde e educação, nas práticas sociais e institucionais e nas dinâmicas da vida contemporânea às quais todos nós estamos sujeitos”, disse.

[Impressões]

“É uma honra poder comemorar os 10 anos de um programa pensado a partir de tantos trabalhos e necessidades de formação.”
Christiane Marques do Couto
Coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCM

“Tenho a sorte de estar na universidade há muito tempo e de ter tido a chance de acompanhar o início de muitas atividades. Sou testemunha do esforço de interdisciplinaridade empreendido pelo DDHR e Cepre não como bandeira, mas como prática.”
Roberto Teixeira Mendes
Diretor Associado da FCM

“Vemos uma experiência nova surgindo e que aponta para o futuro. A ciência, de modo geral, caminha para a interdisciplinaridade. A área que mais cresce na pós-graduação, no Brasil, em termos de programas, professores e alunos é a área interdisciplinar.”
Andre Tosi Furtado
Pró-Reitor de Pós-graduação da Unicamp

“Toda unidade na Unicamp deveria ter um departamento chamado ‘de desenvolvimento humano e reabilitação’. A reabilitação envolve não só o aspecto físico. A reabilitação de um modo geral nos restaura à condição de humanos e nos faz viver melhor.”
Munir Salomão Skaf
Pró-reitor de Pesquisa da Unicamp



Notícias mais recentes



FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

GAIA: Exposição DERIVAÇÕES POÉTICAS


Colombian Student Completes Internship in Neurology at SMS

(Divulgação) Projeto Meses Coloridos recebe o prêmio Professor Mohamed Habib

(Divulgação) HC entrega a primeira enfermaria com nova climatização e hotelaria

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM