Semana Brasileira de Enfermagem e Fórum em Saúde Coletiva
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

 

De 12 a 20 de maio o Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas e do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp promovem a Semana Brasileira de Enfermagem da Unicamp. O período do evento é em homenagem a Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna que nasceu em Florença, Itália, em 12 de maio 1820 e à morte de Anna Nery, pioneira da enfermagem no Brasil, falecida em 20 de maio de 1880. O tema norteador desta semana é “Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação” proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

“O foco principal de enfermagem é o cuidado. Nós, enquanto profissionais multi e interdisciplinares dentro da área da saúde, precisamos olhar de forma crítica a nossa maneira de enxergar a profissão e o processo de cuidar da paciente. E a estratégia principal para isso é a busca do conhecimento”, disse a enfermeira Flora Marta Giglio Bueno, diretora do Departamento de Enfermagem do HC da Unicamp.

O superintendente do HC Manoel Barros Bertolo elogiou a atuação dos enfermeiros dentro do hospital e disse que seria muito difícil administrar o atendimento dos pacientes sem a participação da categoria que é maioria dentro do quadro de funcionários. “Nós vamos promover a abertura de novos leitos no hospital e queremos reforçar a relação entre os departamentos de enfermagem do HC e da FCM”, confidenciou Bertolo.

A primeira palestra do evento contou com a participação da professora da USP Victória Secaf, autora do livro “Artigo científico – Do desafio à conquista”; Roberto Romano, professor do IFCH da Unicamp e Mauro Antônio Pires Dias da Silva, professor do Departamento de Enfermagem da FCM da Unicamp e presidente da ABEn Campinas.

Participaram da mesa de abertura o chefe de gabinete da reitoria José Ranalli; a chefe do Departamento de Enfermagem da FCM, Maria Isabel Pedreira de Freitas; a coordenadora da subseção do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de Campinas, Maria Auxiliadora Coelho França Quintanilha e Edison Lins, coordenador do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp.

Fórum de coordenadores de pós-graduação em Saúde Coletiva

O Fórum de coordenadores de pós-graduação em Saúde Coletiva acontece duas vezes ao ano e reúne os coordenadores de todos os programas de pós-graduação em Saúde Coletiva cadastrados pela Capes. Os participantes debatem os rumos da área e sua avaliação. Este ano o encontro acontece na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp com a participação de 70 pessoas entre coordenadores, vices e representantes da Capes, CNPq e Fapesp.

A abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira (12) na Sala da Congregração. Participaram da solenidade a professora Maria de Fátima Sonatti, representando o pró-reitor de pós-graduação da Unicamp, Euclides de Mesquita Neto; o coordenador da pós-graduação da FCM, José Barreto C. Carvalheira, o diretor da FCM, Mario José Abdalla Saad; o presidente da Abrasco, Luis Augusto Fachinni; a representante da CAPES, Rita Barradas e a coordenadora do Fórum Nacional de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Maria Lucia Bosi.

Para a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM e coordenadora da subcomissão de pós-graduação em Saúde Coletiva da FCM, Rosana Onocko, é uma alegria estar recebendo todos os programas de pós-graduação em Saúde Coletiva do Brasil na Unicamp. O coordenador da pós-graduação da FCM, José Barreto C. Carvalheira disse que a Saúde Coletiva tem tradição em promover encontros em que novas idéias são apresentadas. Luis Augusto Fachini lembrou que o primeiro congresso de epidemiologia foi realizado na Unicamp com quem a Abrasco tem um vínculo original.

O diretor da FCM, Mario José Abdalla Saad disse que a atuação do Departamento de Medicina Preventiva e Social é tão marcante que determina a formação dos alunos e de gestores para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Apesar dos sacrifícios, é um Departamento que nunca desanima e tem influência relevante na faculdade e na gestão pública”, disse Saad. O diretor da FCM parabenizou toda a categoria pela publicação de uma série de artigos na revista Lancet que dará maior visibilidade às pesquisas na área da Saúde Coletiva.

Para Maria Lúcia Bosi e Rita Barradas, o coletivo não é marcado apenas pelas questões acadêmicas, mas por uma busca afetiva nas inquietações. Nos próximos dois anos a Capes não exigirá relatórios de avaliação no campo da saúde coletiva. Este tempo será utilizado para repensar a pós-graduação no Brasil. “As transformações no campo da pós-graduação são rápidas. Contamos com a participação deste Departamento da  Unicamp para a formulação teórica e prática de novos conhecimentos”, disseram.

A programação do Fórum se estende até amanhã (13) com palestras, debates, minicongressos e encaminhamento de temas para os grupos de trabalho.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP
Fotos: Maurício Frazatto - GGBS e Mário Moreira - CADCC-FCM/UNICAMP



Notícias mais recentes



OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM