Secretário de atenção à saúde faz seminário na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

 

Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de atenção à saúde do Ministério da Saúde, esteve na tarde desta segunda-feira (23), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, falando sobre as Redes de Atenção à Saúde (RAS) para alunos de pós-graduação da disciplina “Políticas públicas e planejamento: elementos teóricos e introdutórios” e convidados do Sistema Único de Saúde (SUS) da região de Campinas. A disciplina é coordenada pelo professor Gastão Wagner de Sousa Campos, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM.

As Redes de Atenção à Saúde são ações e serviços de saúde organizados em redes regionalizadas e hierarquizadas de forma a garantir o atendimento integral à população e evitar a fragmentação das ações em saúde. O acesso à população ocorre preferencialmente pela Rede Básica de Saúde (atenção básica) e os casos de maior complexidade são encaminhados aos serviços especializados, que podem ser organizados de forma municipal ou regional, dependendo do porte e da demanda do município.

De acordo com o secretário, o Sistema Único de Saúde está num momento de consolidação e superação dos problemas. Duas das metas propostas pelo atual governo, segundo Magalhães, são a ampliação do acesso à saúde pública e a melhora da atenção básica à luz da satisfação do usuário. “Esse espaço de regulamentação e gestão regional é um desafio enorme das Redes de Atenção à Saúde. Estamos produzindo uma divisão entre cidadãos que moram em regiões metropolitanas onde uns tem mais acesso que outros aos serviços de saúde. É uma questão ética organizar isso”, disse.

“Nós já tivemos no começo do ano um debate com a secretária executiva do Ministério da
Saúde, Márcia Amaral e no dia 20 de junho, às 14 horas, vamos ter o Jarbas Barbosa Júnior, secretário da Secretaria da Vigilância em Saúde (SVS) que discutirá os desafios e estratégias da vigilância no Brasil. Todos os seminários são abertos”, explicou Gastão.

Texto: Edimilson Montalti - ARP/FCM-UNICAMP

Foto: Blog da Dilma



Notícias mais recentes



Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM