Racismo, Machismo, LGBTTQI+fobia: atravessamento no Campo da Saúde Mental
Publicado por: Camila Delmondes
23 de outubro de 2017

Compartilhar:

Inscrições pelo link: https://www.fcm.unicamp.br/eventos/evento/137

O Brasil é um país fortemente marcado pelas desigualdades de acesso à direitos e aos recursos sociais e econômicos. Somos um país fortemente marcado por contradições; de um lado temos uma constituição cidadã que desponta entre as demais garantindo muitos direitos sociais, dentre eles o acesso a um sistema universal, integral e equitativo de saúde; de outro vivenciamos a brutal desigualdade de acesso aos bens socialmente produzidos, somada a negligência do Estado em executar suas funções, isso quando ele mesmo não se torna o principal autor na violação de direitos.A sociedade brasileira, herdeira de um longo processo de escravização de africanos e afrodescendente, é de base patriarcal, o que conferiu a uma grande parte da população um lugar de desvantagem e estigmatização social, somado a uma constante desvalorização no imaginário da sociedade. Neste sentido, pessoas negras, mulheres e a população LGBTT são alvos de um sistema de opressões que se traduzem não apenas no lugar que ocupam socialmente, como também em violência simbólica, com grande impacto na constituição subjetiva desses sujeitos.


Considerando os diversos adoecimentos e problemáticas produzidas por esta realidade, nós do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Unicamp, convidamos a todos para este debate, no qual esperamos discutir como os impactos dessas formas de opressão atravessam e constituem os sofrimentos e adoecimentos psíquicos. Se trata de uma tentativa de ofertar um espaço de formação e educação permanente, aberto a todos os profissionais envolvidos no cuidado desta população, em especial, da Rede de Atenção Psicossocial do município de Campinas, e aos usuários.

Objetiva-se que a discussão seja conduzida do ponto de vista da interseccionalidade. No entanto, por se tratarem de temas complexos, os mesmos serão abordados separadamente, visando a abrangência de suas especificidades. Serão organizados nos seguintes eixos: Racismo, Machismo e LGBTTfobia e seus atravessamentos no cuidado à Saúde Mental. 

Organização 

O evento acontecerá no dia 01/12/2017, sendo proposto para o período da manhã uma mesa com três convidados, discorrendo sobre os temas, e no período da tarde, a divisão dos participantes em grupos de discussão sobre cada eixo, finalizando com os apontamentos e reflexões levantados em cada grupo. Como mediadores das rodas, pretende-se convidar profissionais que se relacionam com as temáticas no cotidiano do trabalho e na participação em movimentos sociais.



Notícias mais recentes



Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM