Profissionais da FCM e HC participam como voluntários dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
Publicado por: Camila Delmondes
02 de agosto de 2016

Compartilhar:

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida em 2009 para ser a sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. De 5 a 21 de agosto haverá 42 modalidades olímpicas sendo disputadas em 306 provas com medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e 9 mistas. Mais de 200 países membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) e cerca de 10 mil atletas são esperados para competir nos Jogos Rio 2016. Já no período de 7 a 18 de setembro, acontecerão os Jogos Paralímpicos.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos exigem uma enorme infraestrutura e logística operacional. Centenas de voluntários irão trabalhar em ambos os eventos, dentre eles, profissionais como médicos, professores e ex-alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A maioria se inscreveu há mais de um ano e já participou, na semana passada, de treinamentos e eventos testes no Rio de Janeiro.

O médico e professor Sérgio Rocha Piedade, chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, irá trabalhar como voluntário na Arena Carioca 2, onde ocorrerão as competições de judô e luta greco-romana. Já o professor e médico Gustavo Pereira Fraga, coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma e do internato médico da FCM, irá trabalhar na Arena Carioca 1 e no Parque dos Atletas, onde ocorrerão os jogos de basquetebol.

“Como ex-judoca e médico, trabalhar na mesma modalidade que atuei como atleta por 16 anos, no maior evento esportivo do planeta, é gratificante. O esporte é um laboratório que nos dá a oportunidade de transpor barreiras. Vou procurar aplicar a experiência da Olimpíada junto à Liga de Medicina do Esporte, alunos de graduação e médicos-residentes”, revelou Piedade.

“Será uma experiência única, trabalhando pelo desenvolvimento do esporte e da medicina do esporte no país, representando a nossa instituição. Como cirurgião, permanecerei em estado de alerta em caso de ocorrência de evento com múltiplas vítimas, colocando toda a nossa disciplina de sobreaviso", disse Fraga, que mobilizou um grupo de profissionais, ex-alunos e médicos-residentes para trabalharem como voluntários na Olimpíada.

A cardiologista e médica do exercício e esporte, Cléa Colombo, irá atuar em suas áreas de especialidade na Vila Olímpica, atendendo os atletas. O ex-aluno e ex-plantonista da Unidade de Emergência Referenciada do HC, Douglas Fini, trabalhará como voluntário na Arena Carioca 2, com o judô e wrestling. A enfermeira Gláucia E. Schimidt, supervisora da Enfermaria de Emergência e Cirurgia do Trauma do HC Unicamp, irá atuar no Velódromo Olímpico do Rio.

Guilherme C. Barreiro, médico do HC e recém-aprovado em concurso docente na Disciplina de Cirurgia Plástica, foi escalado para o Estádio Aquático Olímpico e Riocentro. Já Giovanna Medina, ex-aluna e ex-residente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FCM Unicamp, que atualmente trabalha para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ficará com o Time Brasil, prestando assistência em diferentes esportes. "O departamento médico do Time Brasil/COB vem se desenvolvendo e melhorando a cada ano e está muito bem preparado para os jogos”, comentou Giovanna.

Vários docentes, alunos, residentes e funcionários também passarão pelo Rio de Janeiro para assistir os Jogos Olímpicos. Acompanhe a programação  no site do evento Rio-2016.



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM