Professores Eros de Almeida e Jamiro Wanderley lançam livro “Semiologia Médica e as Síndromes Clínicas”
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
26 de maio de 2023

Compartilhar:

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o lançamento do livro “Semiologia Médica e as Síndromes Clínicas”. A publicação da Editora Thieme Revinter é organizada por Eros de Almeida e Jamiro Wanderley, docentes do Departamento de Clínica Médica da FCM. O livro aborda a prática do exame clínico de forma que o leitor absorva o conhecimento necessário e suficiente no início do curso de graduação em Medicina.

A experiência dos organizadores da obra, com mais de 40 anos de prática médica e docência, é o principal diferencial do livro, dedicado ao também ao professor e ex-diretor da FCM, Silvio Carvalhal (in memoriam). “O entusiasmo com que abordava as discussões à beira do leito, formulando hipóteses diagnósticas sindrômicas e correlações anatomoclínicas e justificando os dados semiológicos, influenciou gerações de pessoas que mantiveram sua lógica de interpretação dos doentes e das doenças [...] procuramos continuar sua cartilha e nos orgulhamos disso”, registram Eros e Jamiro, na publicação.

Público prestigia autores no Espaço das Artes da FCM. Foto: Karen Moraes/ARPI

“Nesse livro procuramos enfocar naquilo que é preciso que o aluno de graduação, principalmente do 3º ano, tenha conhecimento. Um diferencial foi a participação dos próprios estudantes de Medicina. Eles foram responsáveis por escrever capítulos sobre sintomas e sinais, sob nossa orientação. A turma, que estava no 3º ano em 2018, nos marcou muito pelo relacionamento e dedicação - entre deles, a inesquecível aluna Isabella Inhesta, que organizou, chamou o pessoal e intermediou tudo. Destaco que o livro foi escrito também com o grupo da Semiologia, do Departamento de Clínica Médica. Então, a publicação o representa, bem como a FCM e a Unicamp. Agradeço a reitoria que autorizou que colocássemos na capa a marca da universidade, pelo que ela significa no Brasil e no mundo. Por último, agradeço a todos que estão aqui. Para mim e Jamiro é um privilégio. Muito obrigado”, discursou Eros.

Eros de Almeida e Jamiro Wanderley. Foto: Karen Moraes/ARPI

“Quando alguém pega a batuta de professor, é importante fazê-lo com muito amor, para fazer bem ao coração das pessoas e que se sintam participantes e reconhecidas”, disse Jamiro, apresentando número de mágica que ilustrou os desafios encontrados ao escrever. “Às vezes, não se acerta de primeira. Temos que corrigir o texto, mandar de volta, realinhar, caprichar... e assim são todos nossos projetos. Vamos errar algumas vezes, consertar outras. É preciso persistência para transformar sonhos em realidade. O livro vai servir de alicerce inicial, mas a vida é construída passo a passo. Como é bom pessoas para passar o conhecimento adiante e recebê-lo de outras, num ciclo permanente. Obrigado a todos que colaboraram na produção do livro, nos dando estímulos, conversas e troca de ideias. Que possa ser muito útil a todos”.

Na contracapa, a publicação ressalta que “representa a vasta experiência dos autores com o assunto, aqui utilizada para sintetizar os dados da semiotécnica do exame médico, imprescindíveis ao exercício da Medicina, que devem ser assimilados durante o curso de graduação”. Os organizadores também agradecem aos funcionários do então serviço de Audiovisual da FCM, alunos bolsistas, demais colaboradores e pacientes que autorizaram a cessão de imagens.

Leitores puderam adquirir obra em seu lançamento. Foto: Karen Moraes/ARPI


Notícias mais recentes



Estudo qualitativo da FCM sobre profissionais de saúde no auge da pandemia da Covid-19 é publicado na revista PLOS Mental Health

Professores da FCM recebem delegação da Universidade de Turim em encontro para novas parcerias

Semana da FCM


No Dia Mundial de Combate ao Câncer, professor José Barreto defende em audiência pública regulação de política nacional sobre a doença

(Divulgação) Pesquisa: Experimentos em Linguística (IEL/Unicamp)

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM