Professores da França se reúnem na FCM para planejamento de congresso internacional de Psiquiatria e Psicanálise
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
03 de março de 2023

Compartilhar:

Estiveram reunidos nesta quinta-feira (2), na sala da Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, os psiquiatras Hervé Granier e Agnès Bardin, da França, Mario Eduardo Costa Pereira, do Departamento de Psiquiatria da FCM, e o diretor da Faculdade, Cláudio Coy. O objetivo foi conversar sobre o Congresso Internacional da Seção de Psicanálise na Psiquiatria (PiP) da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA), que ocorrerá em fevereiro 2024 na FCM. Na quarta (1), o grupo esteve reunido também com o professor Otávio Rizzi Coelho Filho, coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM.   

O congresso terá como tema “O futuro da relação entre Medicina, Psiquiatria e Psicanálise”, e reunirá palestrantes de diferentes países. O professor Pereira é um dos integrantes brasileiros do comitê científico do evento, sendo o representante da Unicamp. Granier é presidente da Seção de Psicanálise na Psiquiatria da WPA e Bardin participa da organização do evento.

Hervé Granier, Cláudio Coy, Mario Eduardo Pereira e Agnès Bardin. Foto: Karen Menegheti/ARPI

“O futuro da Psiquiatria e da Medicina passa necessariamente pela redescoberta da Medicina muito além da ciência médica. Assim, o objetivo do evento será refletir sobre as novas bases positivas da relação entre Medicina, Psiquiatria e Psicanálise diante desses desafios e do lugar específico do sujeito humano, tomado como tal, na clínica, na patologia e na terapia”, afirma o professor Pereira.

Entre os temas principais do evento (análise histórica, inventário, propostas específicas e prática psiquiátrica contemporânea e sua relação com a Psicanálise), estão propostos subtemas como: história da relação entre Psiquiatria e Psicanálise em diferentes países; Medicina e Psiquiatria diante dos avanços da Inteligência Artificial, da bioengenharia genética e do transumanismo; renovação do conceito de psicopatologia; futuro do uso de agentes psicodélicos e psicolíticos em psicoterapia; transtornos borderline; e a clínica dos sujeitos “trans”.

Segundo a WPA, os objetivos da Seção de Psicanálise na Psiquiatria são “explorar como a psicanálise pode enriquecer a prática clínica diária da Psiquiatria e fornecer um fórum para discussões transteóricas interdisciplinares. Os membros da seção estudam as ligações entre a teoria e a prática da Psiquiatria Psicodinâmica, Neurociência, Ciências Sociais, Humanidades e Pesquisa Clínica”.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM