Professores da FCM são destaque em reunião do Conselho Nacional de Saúde
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
18 de julho de 2024

Compartilhar:

Com informações da Abrasco

A 356ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ocorrida em 10 de julho em Brasília (DF), contou com a participação de Rosana Onocko Campos, chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Na ocasião, ela apresentou relatórios elaborados pela associação em parceria com o Observatório do SUS (ENSP/Fiocruz) sobre desafios estruturais do SUS. Também participou da reunião Helenice Nakamura, conselheira nacional de Saúde e docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM.

Os relatórios tiveram como objetivo atualizar as análises sobre desafios estruturais do Sistema Único de Saúde e formular proposições e alternativas. Foram abordados os temas do financiamento, regionalização e carreiras no SUS. O material é resultado do ciclo de seminários que discutiu os desafios estruturais do SUS e tem como objetivo propor alternativas para o aperfeiçoamento deste sistema. Os relatórios estão disponíveis para acesso público.

Na reunião, Rosana destacou a importância desse tipo de iniciativa: “Faz sentido isso em termos de nossa responsabilidade social. Nós concentramos um monte de pesquisadores estudiosos de diversos temas, e não serviria de nada se não fôssemos capazes de colocar isso em uma linguagem acessível e prática, para que possa se aproximar tanto dos usuários quanto dos trabalhadores e dos gestores do SUS”.

As docentes da FCM, Helenice Nakamura, conselheira nacional de Saúde, e Rosana Onocko, presidente da Abrasco. Foto: Ascom/CNS

A metodologia, baseada na reunião de diferentes atores, permitiu o desenho de uma série de propostas fundamentas para enfrentar temas complexos do sistema de saúde do país. Essas propostas foram formalizadas em relatórios técnicos produzidos e disponibilizados pelo Observatório do SUS e pela Abrasco. Cada relatório aborda detalhadamente as discussões e proposições apresentadas por eixos temáticos, oferecendo um recurso valioso para os formuladores de políticas, profissionais de saúde e outros interessados no aprimoramento do SUS.

Para Helenice, o material é importante para o desenvolvimento do SUS, sendo a Abrasco uma grande parceira do Conselho nessa e outras iniciativas. Além disso, a docente também lembrou a recente nomeação do professor José Barreto Carvalheira, do Departamento de Anestesiologia, Oncologia e Radiologia da FCM, como coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) do Sistema Único de Saúde.

Rosana Onocko (2ª da direita para esquerda), acompanhada de conselheiros de saúde, seguram relatórios produzidos pela Abrasco sobre financiamento, regionalização e carreiras no SUS. Foto: Ascom/CNS

Confira cada relatório na íntegra:

Desafios da Regionalização da Política de Saúde no Brasil: Obstáculos e Alternativas

Relatório Financiamento do SUS: Equidade, Acesso e Qualidade

Carreiras no SUS: obstáculos e alternativas



Notícias mais recentes



Seleção para Preceptoria 2025: inscrições acontecem de 6 a 17 de janeiro

Save The Date: Semana FCM acontece de 30 de março a 4 de abril de 2025

Cartões de Natal FCM

Cocen sedia exposição “Bailes Negros: Sociabilidades e Resistência em Campinas”


Lume abre inscrições para simpósio internacional “Reflexões Cênicas Contemporâneas”


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM