Professoras de Fonoaudiologia fazem capacitação em audiodescrição
Publicado por: Camila Delmondes
20 de fevereiro de 2017

Compartilhar:

Professoras do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participaram, na quarta-feira (15), de um workshop sobre inclusão e o recurso de acessibilidade comunicacional da audiodescrição. O workshop aconteceu no anfiteatro 2 da FCM e foi ministrado pela audiodescritora Isabel Pitta Ribeiro Machado, autora da dissertação de mestrado “A parte invisível do olhar - audiodescrição no cinema: a constituição das imagens por meio das palavras: uma proposta de educação visual para a pessoa com deficiência visual no cinema”.

De acordo com Christiane Marques do Couto, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia, os objetivos do workshop foram promover um debate sobre o conceito de inclusão e acessibilidade por meio das informações básicas dos direitos das pessoas com deficiência e do recurso de acessibilidade da audiodescrição e também planejar ações inclusivas, por meio de atividades que contemplem a arte e a cultura.

“Esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia intelectual das pessoas com deficiência visual. Nós temos um aluno com deficiência visual no curso de Fonoaudiologia e outros poderão surgir. Essa capacitação é estratégica”, comentou Christiane.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional ou tecnologia assistiva utilizado para ampliar o entendimento de pessoas com deficiência visual, intelectual, baixa visão, disléxicos e pessoas idosas com baixa acuidade visual. A audiodescrição é feita por um narrador que descreve oralmente todas as informações visuais de imagens em movimento ou estáticas.  A partir das informações recebidas, a pessoa com deficiência visual poderá melhor elaborar suas ideias e ampliar seu entendimento sobre as imagens apresentadas.

Leia também:

Aquilo que o olhar não vê

Deficiente visual é aprovado no curso de Fonoaudiologia



Notícias mais recentes



Diretório Científico Adolfo Lutz lança site com novas funcionalidades voltado a estudantes de graduação

Reunião DTG: Apresentação dos TCCs do Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia


25 anos do Ambulatório de Substâncias Psicoativas (ASPA)


Na Unicamp, secretário da Saúde diz querer ampliar cooperação com universidades

Adyléia Toro toma posse como coordenadora do Centro de Investigação em Pediatria

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM