Professoras de Fonoaudiologia fazem capacitação em audiodescrição
Publicado por: Camila Delmondes
20 de fevereiro de 2017

Compartilhar:

Professoras do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participaram, na quarta-feira (15), de um workshop sobre inclusão e o recurso de acessibilidade comunicacional da audiodescrição. O workshop aconteceu no anfiteatro 2 da FCM e foi ministrado pela audiodescritora Isabel Pitta Ribeiro Machado, autora da dissertação de mestrado “A parte invisível do olhar - audiodescrição no cinema: a constituição das imagens por meio das palavras: uma proposta de educação visual para a pessoa com deficiência visual no cinema”.

De acordo com Christiane Marques do Couto, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia, os objetivos do workshop foram promover um debate sobre o conceito de inclusão e acessibilidade por meio das informações básicas dos direitos das pessoas com deficiência e do recurso de acessibilidade da audiodescrição e também planejar ações inclusivas, por meio de atividades que contemplem a arte e a cultura.

“Esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia intelectual das pessoas com deficiência visual. Nós temos um aluno com deficiência visual no curso de Fonoaudiologia e outros poderão surgir. Essa capacitação é estratégica”, comentou Christiane.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional ou tecnologia assistiva utilizado para ampliar o entendimento de pessoas com deficiência visual, intelectual, baixa visão, disléxicos e pessoas idosas com baixa acuidade visual. A audiodescrição é feita por um narrador que descreve oralmente todas as informações visuais de imagens em movimento ou estáticas.  A partir das informações recebidas, a pessoa com deficiência visual poderá melhor elaborar suas ideias e ampliar seu entendimento sobre as imagens apresentadas.

Leia também:

Aquilo que o olhar não vê

Deficiente visual é aprovado no curso de Fonoaudiologia



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dia Mundial do Rim alerta para a prevenção e o diagnóstico das doenças renais

Palestra MindFullness - Paz e Atenção Plena num Mundo Frenético


Pesquisadores da FCM buscam voluntárias para análise de gordura abdominal

Jornal da Unicamp: Judicialização de medicamentos põe em risco sistema público de saúde

University of Toronto and Unicamp Advance Simulation Training collaboration

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM