Professor Roberto Teixeira participa de reunião da Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários da FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
12 de abril de 2023

Compartilhar:

Ocorreu na manhã da última segunda-feira (10) reunião da Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O evento contou com a presença do professor aposentado Roberto Teixeira Mendes. O docente foi, na Unicamp, pró-reitor de Extensão e coordenador Centro de Saúde da Comunidade (CECOM), e na FCM, diretor-associado 2014 a 2018, coordenador da Comissão de Extensão e docente do departamento de Pediatria.

Teixeira continua colaborando com a Unicamp com assistência e pesquisa em Pediatria. Ele foi convidado pelo professor do Departamento de Saúde Coletiva e atual coordenador da Comissão de Extensão da FCM, Rubens Bedrikow, para falar sobre o tema. Segundo Teixeira, “a extensão ocorre quando a universidade ‘organiza’ um problema que está sem norte na sociedade civil, seja numa comunidade ou indústria, a partir de pressupostos e métodos acadêmicos, envolvendo alunos, e refletindo junto de quem o vivencia”.

Roberto Teixeira Mendes. Foto: Karen Moraes/ARPI

“A indissociabilidade entre ensino e pesquisa só ocorre na extensão”, continuou Teixeira. Assim, ele compara o projeto de extensão ao de pesquisa. “Diante do problema encontrado, é preciso elaborar plano de intervenção que necessariamente envolva os afetados, com objetivos e apresentação de resultados”. Rubens aponta que, ao interagir com a comunidade, inevitavelmente são originados temas de pesquisa, e, da troca entre professor e aluno, ocorre o ensino.

Teixeira exemplificou com dois projetos de extensão bem sucedidos na FCM. Na própria Vila Paula, professores e alunos da FCM encontraram pessoas sem assistência à saúde, e passaram a realizar seu atendimento. Já o programa PARTY, sobre técnicas de prevenção de acidentes, é liderado pelo professor Gustavo Fraga, do Departamento de Cirurgia da FCM, há cerca de 15 anos. “Essa possibilidade de integrar com outras áreas é muito bacana. Dá para sermos criativos e trabalharmos com outros colegas da universidade que tenham a mesma afinidade”, declarou. 

Membros da Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários em reunião. Foto: Karen Moraes/ARPI

Ainda segundo Teixeira, uma discussão que tem sido feita é a chamada “curricularização da extensão”. Trata-se de inserir no currículo formal as disciplinas que lidam com questões mais concretas e menos teóricas, dando suporte ao ensino. “A Saúde Coletiva já faz isso, atuando em unidades de saúde e outros projetos. Com certeza os alunos se beneficiam muito, pois atuam numa questão palpável”.

A respeito do protagonismo dos alunos, Teixeira lembrou da importância das ligas acadêmicas, que têm potencial muito grande. Rubens apresentou caso de sucesso da Liga de Pediatria e Cirurgia Pediátrica, que, atuando na Vila Paula com o tema da gravidez na adolescência, teve projeto institucionalizado na FCM. Os ligantes vão apresentá-lo em congresso em Roma no começo de maio, e a partir disso, irão desenvolver pesquisa.

Rubens Bedrikow apresenta proposta com dicas para ajudar em projetos de extensão. Foto: Karen Moraes/ARPI

Outro aspecto mais evidente para as pessoas a respeito da extensão, segundo Teixeira, são os cursos, que podem ser gratuitos ou pagos. “O princípio da universidade pública e gratuita que todos abraçamos nem sempre consegue viabilizar oportunidades como grandes projetos e convênios com empresas, que devem ter financiamento. Muita coisa boa pode acontecer com verba destinada à extensão, pela universidade, ou de parcerias de fora, de instituições públicas ou privadas. É um novo rol de possíveis trabalhos”.

Dicas para fazer extensão

O professor Rubens Bedrikow elaborou documento com dez dicas para fazer um projeto ou programa de extensão, baseadas em sua experiência com editais como os da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC). Após aprimoramento, o texto será disponibilizado na página da Comissão. O coordenador se disponibiliza às segundas-feiras de manhã para atender aos docentes que queiram elaborar ou discutir seus projetos.


Veja também

Professor Rubens Bedrikow é premiado pela ProEC e crianças da Ocupação da Vila Paula acompanham peça de teatro na Casa do Lago

Espaço das Artes da FCM recebe produção de moradores da Ocupação Vila Paula



Notícias mais recentes



Seleção para Preceptoria 2025: inscrições acontecem de 6 a 17 de janeiro

Save The Date: Semana FCM acontece de 30 de março a 4 de abril de 2025

Cartões de Natal FCM

Cocen sedia exposição “Bailes Negros: Sociabilidades e Resistência em Campinas”


Lume abre inscrições para simpósio internacional “Reflexões Cênicas Contemporâneas”


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM