Professor britânico John Sandars apresenta ideias para reforma curricular do curso de Medicina na FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
05 de agosto de 2022

Compartilhar:

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (3) a palestra “Renovação e Implementação Curricular”, com o professor doutor em Educação Médica e diretor de Inovação e Conhecimento em Educação Médica, John Sandars, da New Edge Hill Medical School. Pela primeira vez no Brasil, Sandars contou sobre sua experiência com o tema. O evento ocorreu na Congregação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Para Sandars, o currículo deve conter objetivos, métodos e avaliações, além de considerar o contexto em que se insere. A missão do programa de cinco anos da New Edge Hill Medical School é desenvolver médicos que colaborem entre si e tenham cuidado com os pacientes no centro da prática, se comprometendo a melhorar a saúde de sua comunidade. “O currículo é literalmente uma estrada. Tudo o que nossos estudantes aprendem, nós precisamos conhecer”, disse Sandars, que completou: “Não há nada melhor do que ter estudantes que se interessem com paixão sobre fazer Medicina. Um dia eles serão nossos médicos. Nós queremos que eles se desenvolvam, floresçam e sejam clinicamente competentes”.   

Dario Cecilio-Fernandes, pesquisador do departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria e professor colaborador do programa de pós-graduação em Clínica Médica da FCM, ressaltou a importância do encontro nesse momento. “Com a ampla experiência do professor Sandars nessa área, pensamos que seria uma ótima oportunidade para discutir suas ideias inovadoras com o grupo da reforma curricular do curso de Medicina da FCM. O aspecto mais importante apontado foi a necessidade de uma revisão na quantidade de conhecimento que, de fato, um aluno de graduação precisa adquirir. Sandars também enfatizou a importância de se pensar no bem-estar dos alunos, proporcionando-os maior autonomia e permitindo-os aprofundar-se em áreas de seu interesse particular”, disse.

Foto: Péricles Lima/ARPI
Foto: Péricles Lima/ARPI


Notícias mais recentes



Estudo qualitativo da FCM sobre profissionais de saúde no auge da pandemia da Covid-19 é publicado na revista PLOS Mental Health

Professores da FCM recebem delegação da Universidade de Turim em encontro para novas parcerias

Semana da FCM


No Dia Mundial de Combate ao Câncer, professor José Barreto defende em audiência pública regulação de política nacional sobre a doença

(Divulgação) Pesquisa: Experimentos em Linguística (IEL/Unicamp)

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM