Primeiro doutorado entre Unicamp e UFJ investiga doença hepática gordurosa não-alcoólica em obesos submetidos à bariátrica
Publicado por: Camila Delmondes
02 de novembro de 2021

Compartilhar:

No dia 25 de outubro, o fisioterapeuta Silênio Souza Reis defendeu a primeira tese de doutorado decorrente do convênio interinstitucional (DINTER) firmado entre o Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia (PPGCC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e a Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Publicada na Revista Obesity Surgery e intitulada Correlação entre parâmetros antoropométricos e a ocorrência de doença hepática gordurosa não-alcoólica em indivíduos obesos submetidos à cirurgia bariátrica, a pesquisa teve como orientador, o professor do Departamento de Cirurgia da FCM, Everton Cazzo – que na ocasião da defesa, destacou a relevância do estudo que abordou importantes questões sobre a doença gordurosa hepática.

“A pesquisa merece destaque tanto do ponto de vista mecanístico – analisando a influência da distribuição de gordura corporal – quanto em termos de saúde pública, por apontar a possibilidade de ocorrência da doença a partir do emprego de métodos não invasivos (medidas antropométricas)”, afirmou.

Além de Everton Cazzo, a banca da defesa contou com a participação dos professores Wilson Rodrigues de Freitas Jr., da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo; Patrícia Leão da Silva Agostinho, da Faculdade de Fisioterapia da UFJ; e Henrique José Virgili da Silveira e Raquel Franco Leal, da FCM Unicamp. Ainda, na imagem, abaixo, a banca de qualificação, realizada em julho de 2021, com a participação do professor do Departamento de Cirurgia da FCM, Luiz Roberto Lopes (primeiro à esquerda, de camisa na cor cinza).

MINTER e DINTER: Ciências da Cirurgia

Em 2019, o PPGCC da FCM Unicamp e a UFJ firmaram dois importantes programas de colaboração interinstitucional para a formação de novos mestres e doutores para o país: o MINTER (mestrado) e o DINTER (Doutorado). O primeiro processo seletivo do convênio interinstitucional foi realizado naquele mesmo ano e contou com a participação das professoras e do secretário do PPGCC da FCM, Raquel Franco Leal, Ilka de Fátima Santana Ferreira Boin e Amarildo Stabile.

"O MINTER e o DINTER da FCM com a UFJ são uma grande conquista do nosso Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia, que coloca em prática a solidariedade entre os programas de pós-graduação e instituições de ensino superior”, destaca o coordenador do PPGCC da FCM, Alberto Cliquet Júnior.

Para a executora dos convênios MINTER e DINTER do PPGCC da FCM, Raquel Franco Leal, a expetativa da Unicamp é contribuir para que os mestres e doutores formados nessas modalidades possam progredir em suas carreiras acadêmicas na UFJ, onde possuem vínculo, formando novos núcleos de pesquisa e programas de pós-graduação na área de Medicina III (Capes), no Centro-Oeste brasileiro, que ainda não conta com uma pós-graduação nesta área.

“O Brasil possui uma extensão territorial muito grande e a distribuição e a oferta de programas de pós-graduação não é homogênea", disse Raquel Franco Leal, que também destacou e agradeceu as contribuições da professora Márcia Carolina Mazzaro, na execução do convênio pela UFJ, e da coordenadora da Comissão de Pós-graduação da FCM, Cláudia Maurer Morelli. “Ambas nos auxiliaram muito nessa iniciativa”.



Notícias mais recentes



FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

GAIA: Exposição DERIVAÇÕES POÉTICAS


Colombian Student Completes Internship in Neurology at SMS

(Divulgação) Projeto Meses Coloridos recebe o prêmio Professor Mohamed Habib

(Divulgação) HC entrega a primeira enfermaria com nova climatização e hotelaria

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM