Pós-graduação em Ciências da Cirurgia da FCM alcança conceito 5 da Capes
Publicado por: Camila Delmondes
22 de setembro de 2022

Compartilhar:

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp subiu, na última avaliação da Capes relativa às atividades do quadriênio 2017-2020, para o conceito 5 na área de Medicina III.

O professor Alberto Cliquet Júnior, atual coordenador do Programa, comentou sobre a conquista e saudou os envolvidos. “O Programa está em franca ascensão com níveis de excelência. Toda a Comissão do Programa agradece e parabeniza os docentes, funcionários e certamente, a todos os discentes do curso, que trabalharam construtivamente em conjunto para este fim”, declarou.

A professora Raquel Franco Leal, membro da Comissão e ex-coordenadora do Programa, ressaltou a longeva história. “Nosso Programa possui uma trajetória bastante importante e histórica, atualmente com 34 anos. Em 2018, foi realizado evento em alusão aos 30 anos do Programa, reunindo diversas palestras com temas muito relevantes para a pós-graduação”, disse a docente.

O Programa tem como objetivo geral formar recursos humanos altamente qualificados, com uma visão interdisciplinar para produção científica relacionada às áreas clínico-cirúrgicas, bem como capacitar profissionais especializados para atuarem como professores ou pesquisadores em Universidades e Institutos de Pesquisa, estimulando o estabelecimento de competências em sua área de atuação e naquelas correlacionadas. As duas áreas de concentração (Fisiopatologia Cirúrgica e Cirurgia Translacional) possibilitam a inserção de projetos em linhas de pesquisa que visam capacitação por meio do desenvolvimento metodológico apropriado a cada tipo de estudo, propiciando o aprimoramento científico.

“Além da produção científica gerada pelos discentes e docentes do Programa, podemos dizer que ações no campo da inserção social, como o curso anual intitulado Ciências Além das Salas de Aula para alunos do ensino médio e o evento do Maio Roxo - mês da conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais; além da solidariedade entre programas de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter/Dinter); nucleação de novas parcerias nacionais e internacionais; criação de disciplinas como Topics in Surgical Sciences; aproximação dos egressos; e criação de um Plano de Autoavaliação do Programa – articulado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unicamp – seguramente foram importantes para alcançarmos o conceito 5 na avaliação pela Capes”, afirma Raquel.

“Temos desafios, mas esses estão sendo gradativamente superados. Dentro das perspectivas futuras para o Programa, temos o compromisso de prezar e manter sua missão, que é a de formar profissionais qualificados e estimular o desenvolvimento da pesquisa científica com divulgação dos conhecimentos na área clínico-cirúrgica”, aponta Raquel.



Notícias mais recentes



Comemoração de 25 anos: Cirurgia Endovascular


Save The Date: Semana da FCM


Pesquisadora colaboradora do Departamento de Saúde Coletiva da FCM coordenará pesquisa nacional com populações rurais

"É através da dedicação de cada um que conseguimos entregar os resultados que a sociedade espera de nós..."

Seleção para Preceptoria 2025: inscrições acontecem de 6 a 17 de janeiro

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM