Pesquisas da FCM recebem menções honrosas em congressos da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Publicado por: Camila Delmondes
13 de dezembro de 2021

Compartilhar:

Na última quinta-feira (9), na ocasião das comemorações do Dia da Fonoaudiologia e do aniversário de 40 anos de reconhecimento da profissão no Brasil, três pesquisas orientadas pelas docentes do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDRH) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Regina Yu Shon Chun e Helenice Nakamura, foram agraciadas com menções honrosas pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). As honrarias reconhecem os trabalhos na área de Saúde Coletiva apresentados pela FCM, durante o XXIX Congresso Brasileiro e XI Congresso Internacional de Fonoaudiologia que aconteceram no mês de outubro, em plataforma on-line.

A pesquisa Díade mãe/cuidadora e criança com síndrome congênita do Zíka Vírus (SCZV): parceria de comunicação nos contextos de brincadeira e de conversação foi realizada pela estudante de graduação em Fonoaudiologia, Izadora Lotierso, em parceria com a estudante de pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação (PPGSIR), Paula Mello Pereira Passos, sob a orientação de Regina Yu Shon Chun.

“Este é um estudo de grande impacto, vinculado a um projeto de cooperação internacional com famílias e crianças com alterações de linguagem em decorrência da Síndrome Congênita do Vírus Zika (SCVZ), com apoio Capes Print, e parceria com a Portland State University, por intermédio do professor Samuel Sennot”, explicou.

Regina Yu também orientou o estudo de doutorado intitulado Implementação da classificação internacional de funcionalidade incapacidade e saúde CIF em um centro especializado em reabilitação, defendido por Maria Cristina Pedro Biz. “Essa pesquisa aborda a integração serviço e universidade na aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), com resultados de impacto científico e de relevância social”, acrescentou a docente.

A docente do DDHR da FCM destacou, ainda, que dos 1088 trabalhos submetidos aos congressos, 886 foram aprovados. Destes, apenas 5% obtiveram a nota com indicação para as premiações oferecidas. “Os trabalhos premiados foram reconhecidos pelos nossos pares, tendo em vista à importância social e científica. Sem dúvida, receber a notícia dessa premiação em uma data tão significativa para a nossa profissão é uma conquista para as pesquisas desenvolvidas na Unicamp e, particularmente, para a área de Saúde Coletiva”.

A professora Helenice Yemi Nakamura, por sua vez, orientou o trabalho denominado Trajetórias de cuidado de pessoas que vivem com zumbido, decorrente da dissertação de mestrado da auxiliar de ensino e pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” (Cepre), Carla Salles Chamouton.

+ Reconhecimento

Através de Helenice Nakamura, o curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM também foi agraciado, recentemente, com o Diploma de Honra ao Mérito pelo Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) da 3ª Cia. Do 8º BPMI e 7º DP de Campinas. “A homenagem do CONSEG reconhece os relevantes serviços prestados há mais de 15 anos pela FCM, na região do São Marcos”, explicou. Leia mais sobre a premiação do CONSEG, aqui.



Notícias mais recentes



FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

GAIA: Exposição DERIVAÇÕES POÉTICAS


Colombian Student Completes Internship in Neurology at SMS

(Divulgação) Projeto Meses Coloridos recebe o prêmio Professor Mohamed Habib

(Divulgação) HC entrega a primeira enfermaria com nova climatização e hotelaria

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM