Pesquisas da FCM recebem menção honrosa dos Prêmios Capes de Teses e Interfarma
Publicado por: Camila Delmondes
18 de dezembro de 2018

Compartilhar:

Três pesquisas da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp receberam menção honrosa do Prêmio Capes Teses e Prêmio Capes Interfarma. A entrega dos prêmios ocorreu no dia 13 de dezembro, em Brasília. A 11ª edição do Prêmio Capes de Tese premiou os 49 trabalhos de doutorado de maior destaque em cada área do conhecimento, defendidos em 2017. No evento também foram premiadas as três melhores teses do Brasil nas grandes áreas de exatas, biológicas e humanas. Outras 81 pesquisas receberam menções honrosas.

A pesquisa Hemorragia pós-parto: desafios contemporâneos para um problema global, de Anderson Pinheiro, recebeu a menção honrosa do Prêmio Capes-Interfarma de Inovação e Pesquisa. A orientação foi de Rodolfo de Carvalho Pacagnella e coorientação de Jose Guilherme Cecatti, do Programa de Pós-Graduação de Tocoginecologia da FCM. O objetivo foi investigar exploratoriamente o Índice de Choque (IC) como preditor de hemorragia pós-parto (HPP) e orientar sua abordagem. A pesquisa rendeu seis artigos científicos.

Thiago Junqueira Ribeiro de Rezende recebeu a menção honrosa do Prêmios Capes de Teses  pela pesquisa Neuroimagem na ataxia de Friedreich: novas abordagens e aplicações clínicas. O orientador foi Marcondes Cavalcante Franca Junior, do
Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Médica. A ataxia de Friedreich é a ataxia autossômica recessiva mais comum no mundo. Para a pesquisa foram recrutados 25 pacientes adultos com a forma clássica da doença, 13 pacientes com início tardio e 12 pacientes pediátricos. Para a pesquisa foram recrutados 25 pacientes adultos com a forma clássica da doença, 13 pacientes com início tardio e 12 pacientes pediátricos.

Sérgio Xavier de Camargo ganhou o mesmo prêmio pela pesquisa Judicialização nas políticas de saúde no Brasil: fundamentos éticos, jurídicos, econômicos e políticos. A orientação foi de Gastão Wagner de Sousa Campos, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. O acesso aos bens e serviços de saúde, constitucionalmente definidos como direito de todos e dever do Estado, tem demandado crescente intervenção do poder judiciário, o que caracteriza o fenômeno da judicialização da política e da saúde. Esta pesquisa estudo tem como objeto a Judicialização das Políticas de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja a lista com o resultado do Prêmio CAPES de Tese - Edição 2018 (referente a teses defendidas em 2017)

Saiba quem recebeu Menção Honrosa

Prêmio CAPES de Tese
Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em cada uma das 49 áreas do conhecimento. Duas teses em cada uma das áreas também podem receber menção honrosa.

CAPES-Interfarma
O prêmio é uma parceria entre a Capes e a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). É outorgado para as melhores teses de doutorado relacionadas à inovação e pesquisa na área de Saúde Humana ou Ética/Bioética no Brasil, nas áreas e subáreas de avaliação Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Biotecnologia ou de Ciências Biomédicas (que inclui Genética; Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia; Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Biologia Celular).



Notícias mais recentes



FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

GAIA: Exposição DERIVAÇÕES POÉTICAS


Colombian Student Completes Internship in Neurology at SMS

(Divulgação) Projeto Meses Coloridos recebe o prêmio Professor Mohamed Habib

(Divulgação) HC entrega a primeira enfermaria com nova climatização e hotelaria

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM