Pesquisadora do Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes (Limed) da Unicamp vence prêmio clínico em Congresso Internacional de Obesidade
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
10 de julho de 2024

Compartilhar:

Isabela Solar, pesquisadora vinculada ao Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes (Limed) da Unicamp, ganhou o prêmio de melhor trabalho científico, na categoria clínica, do Congresso Internacional de Obesidade (ICO 2024). A aluna de doutorado do Programa de Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp é orientada por Ana Carolina Junqueira Vasques (FCA) e coorientada por Bruno Geloneze, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O congresso ocorreu de 26 a 29 de junho em São Paulo.

Isabela apresentou o trabalho oral intitulado “O fenótipo de obesidade metabolicamente saudável tem mais ativação do tecido adiposo marrom do que o fenótipo de obesidade metabolicamente não-saudável”. O artigo também é assinado pelos pesquisadores da Unicamp: Maria Eduarda Martelli, Laura Ramos Gonçalves, Vinícius Ferreira Santos, Lício Augusto Velloso, Bruno Geloneze e Ana Carolina Junqueira Vasques.

O estudo teve como objetivo comparar a ativação do tecido adiposo marrom (TAM) induzida pelo frio em mulheres com os fenótipos de obesidade metabolicamente saudável (MHO), obesidade intermediária (IO), obesidade metabolicamente não-saudável (MUO) e eutrofia metabolicamente saudável (MH), e sua associação com parâmetros de saúde cardiometabólica.

Segundo Isabela, o resultado aponta que a atividade do tecido adiposo marrom pode estar relacionada não somente com a adiposidade corporal, conforme demonstrado na literatura, mas também com o metabolismo não-saudável. “Em outras palavras, a presença de alterações cardiometabólicas associadas ao aumento da adiposidade corporal está relacionada com menor atividade do tecido adiposo marrom. Destaca-se que esse tecido está envolvido na termogênese corporal, ou seja, produção de calor utilizando glicose e ácidos graxos como substratos, auxiliando no controle da adiposidade e da homeostase corporais”.

Ana Carolina Vasques, Walmir Coutinho (presidente do ICO 2024), Isabela Solar e Bruno Geloneze. Foto: divulgação

A aluna atribui ter vencido o prêmio ao ineditismo do trabalho, associando a atividade do tecido adiposo marrom com os diferentes níveis de adiposidade corporal, considerando a saúde cardiometabólica. O trabalho foi escolhido o melhor na categoria clínica, entre o total de 23 apresentados na forma oral.  

“O reconhecimento do nosso trabalho foi algo surpreendente e de muita alegria. Demonstra que podemos desenvolver pesquisa clínica mesmo diante das dificuldades enfrentadas na rotina do pesquisador brasileiro. Esse prêmio renova nossas energias e fortalece a vontade de continuar fazendo pesquisa”, afirmou Isabela sobre a importância da conquista para o Limed e a Unicamp.

Sobre o ICO

Organizado pela Federação Mundial de Obesidade, o Congresso Internacional de Obesidade tem sido uma plataforma para a troca de ideias, conhecimentos e inovações na área da obesidade por mais de quatro décadas. O congresso tem atraído os principais especialistas, pesquisadores e formuladores de políticas de todo o mundo para discutir e enfrentar a crescente epidemia global de obesidade.

O ICO 2024 em São Paulo teve um programa científico abrangente, incluindo os últimos avanços na pesquisa sobre obesidade, estratégias de prevenção, tratamento clínico e políticas de saúde pública, contribuindo para o esforço global de entender melhor, prevenir e tratar a obesidade, melhorando a vida de milhões de pessoas afetadas por essa condição em todo o mundo.



Notícias mais recentes



ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

20ª Turma de Fonoaudiologia da Unicamp celebra formatura em cerimônias

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM