Pesquisadora da Unicamp é contemplada com bolsa de estudos pela Fundação Humboldt
Publicado por: Camila Delmondes
14 de junho de 2022

Compartilhar:

A bióloga Helena Fabbri-Scallet – aluna de pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em de Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e bolsista Fapesp acaba de ser contemplada com a bolsa de estudos da Fundação Alexander Von Humboldt, através do programa Georg Forster Research Fellowship. Estabelecida pela República Federal da Alemanha, a Fundação Alexander Von Humboldt visa à promoção da cooperação científica internacional entre pesquisadores altamente qualificados. 

“Fui aprovada com a bolsa da Humboldt em fevereiro deste ano. Essa é uma oportunidade maravilhosa na carreira de qualquer pesquisador!”, disse a pesquisadora. Especialista em Genética Molecular e Humana, Fabbri-Scallet estava na Alemanha com Bolsa de Estágio em Pesquisa no Exterior (BEPE – Fapesp). Uma vez agraciada pela Bolsa Humboldt, ela cancelou a BEPE – Fapesp e permanecerá um ano na Europa e depois retornará ao Brasil para a conclusão de seu pós-doutorado com bolsa Fapesp.

Orientador de Fabbri-Scallet no pós-doutorado, o professor do Departamento de Pediatria da FCM, Gil Guerra Júnior, explica que na Alemanha, a pesquisadora desenvolve pesquisas na área de Distúrbios da Diferenciação do Sexo, no contexto da parceria firmada já alguns anos entre a Universidade de Lübeck e a Unicamp, através do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Determinação e Diferenciação do Sexo (GIEDDS) – coordenado por ele e pela professora Andréa Trevas Maciel Guerra – e o Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG), por intermédio da pesquisadora Maricilda Palandi de Mello.

“Ao longo dos últimos anos, já realizamos diversas visitas à Universidade de Lübeck. Ainda em 2019, recebemos, na Unicamp, a visita do professor Olaf Hiort, que coordena o grupo de pesquisa sobre Distúrbios da Diferenciação do Sexo naquela universidade”.

Gil Guerra também destacou o trabalho realizado por Fabbri-Scallet no sequenciamento de RNA em pacientes com disgenesia gonadal com cariótipo 46,XY, caracterizada por uma falência gonadal (testicular) primária que acarreta malformações tanto da genitália interna como da externa masculina e distúrbio puberal. “No caso, a Helena foi realizar as análises de exoma e sequenciamento de RNA em tecido gonadal desses pacientes com mutação do gene NR5A1 que apresentam em casos familiares ou não com fenótipos diferentes com a mesma mutação”, disse o docente, dando ênfase à importância da parceria internacional para o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação na FCM.

Foto durante a visita dos professores Olaf Hiort e Ralf Werner da Universidade de Lübeck (Alemanha) à Unicamp, em 2019.  Da esquerda para a direita: Ana Paula Santos (ex-aluna de doutorado da Profa. Dra. Andrea Maciel Guerra), Profa. Dra. Maricilda Palandi de Mello, Prof. Dr. Ralf Werner, Profa. Dra. Andrea Maciel Guerra, Prof. Dr. Gil Guerra Júnior, Mara Sanches Guaragna (ex-aluna de pós-doc do Prof. Gil), Prof. Dra. Olaf Hiort e Helena Fabbri-Scallet (aluna de pós-doc do Prof. Dr. Gil Guerra Júnior). Veja como foi.


Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM