Pesquisa sobre uso de insulina tópica na cicatrização de feridas recebe prêmio
Publicado por: Camila Delmondes
29 de setembro de 2016

Compartilhar:

O trabalho Insulin topical modulates inflammatory and proliferative phases of the burns wound healing in diabetic-induced rats foi eleito um dos 10 melhores pôsteres dos 870 trabalhos apresentados no 5th Congress of World Union Wound Healing Societies, ocorrido de 25 a 29 de setembro em Florença, na Itália. A pesquisa foi realizada por Flávia Azevedo e a orientação foi da professora da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp Maria Helena Melo Lima.

O objetivo do estudo foi investigar os mediadores químicos envolvidos na inflamação e proliferação de insulina tópica na cicatrização de feridas causadas por queimaduras de segundo grau em ratos diabéticos. “Demonstramos que o tratamento cutâneo com insulina tópica acelerou a cicatrização no grupo de animais diabético devido ao aumento da atividade de macrófagos ao promover a angiogênese - crescimento no novos vasos sanguíneos - e deposição de fibras elásticas”, “explicou Flávia.

A pesquisa faz parte do Cepid - OCRC. Participaram também do estudo Jessica Silva Cunha, Flaviano Marcal Pessoa, Michele Joana Alves, Edson Aparecido Liberti,  Carla Roberts O. Carvalho, Eliana Pereira de Araújo e Mário Saad.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Extecamp promove curso Crise climática e inovação – inscrições até 30/04

(Divulgação) HC recebe a primeira turma de Residência em Fisioterapia Hospitalar

Reunião DTG: Debate de candidatos à chefia do DTG


Docente da FCM, Luís Fernando Tófoli será homenageado em sessão de relançamento da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal


CMU organiza exposição “Bailes Negros: Sociabilidades e Resistência em Campinas” na FCM


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM