Pesquisa da Unicamp recruta voluntárias para estudo clínico, laboratorial e genético sobre Vitamina D
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
19 de maio de 2023

Compartilhar:

Pesquisa desenvolvida pelas professoras Regina Maria Innocencio Ruscalleda e Carmen Silvia Bertuzzo, dos Departamentos de Clínica Médica e Medicina Translacional da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, está recrutando mulheres com idade entre 18 e 60 anos para participar de estudo sobre a influência genética nas concentrações sanguíneas de vitamina D.

“Associada ao cálcio, a Vitamina D é importante na manutenção da massa óssea, colaborando para prevenção de osteoporose, além de outras funções atualmente estudadas, como proteção contra infecções, certos tipos de câncer, entre outras. Vários fatores, no entanto, podem afetar os níveis desta vitamina, como exposição ao sol, época do ano, atividade física e também a influência genética”, explica Ruscalleda.

As interessadas em participar da pesquisa NÃO podem ser portadoras de doenças reumáticas, diabetes, hipertireoidismo, hipertensão arterial de difícil controle, vírus HIV, hepatites B e/ou C, cirrose hepática e câncer; ou estar em tratamento de diálise, quimioterapia, radioterapia, uso de anticonvulsivantes ou corticosteroides; ou ainda, ser operadas do estômago (cirurgia bariátrica), ovário e mama; ou ter passado por transplante de rim, fígado e pulmão.

Além dos pré-requisitos de saúde, as voluntárias também precisam dispor do período de uma manhã, entre 8h00 e 11h45, para participarem de entrevista, composta de avaliação clínica e resposta a um questionário. Após, deverão dispor de outra data para realizar a coleta de sangue para dosagens de cálcio, vitamina D, e amostra para estudo genético.

Ao receberem os resultados dos exames terão orientações médicas quanto ao significado deles, bem como encaminhamento para acompanhamento e assistência ambulatoriais se estiverem alterados. As participantes terão direito ao ressarcimento de despesas para participação da pesquisa.

O projeto “Importância dos polimorfismos SNP rs10741657 e rs12794714 da enzima CYP 2R1 como preditores genéticos de níveis séricos de 25 OH vitamina D em mulheres adultas” foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o parecer CAAE 25335819.9.0000.5404.

Importante: Devido à pandemia de Covid-19, durante as entrevistas haverá cumprimento de normas sanitárias de distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos, conforme orientações médicas necessárias. Também será preenchido pela voluntária, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, necessário à realização do estudo.

Interessadas em participar da pesquisa podem entrar em contato, diretamente com a professora Regina Maria Innocencio Ruscalleda, pelos telefones (19) 3521-9222 e (19) 3521-7878 ou e-mail: reginain@unicamp.br.



Notícias mais recentes



Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

20ª Turma de Fonoaudiologia da Unicamp celebra formatura em cerimônias

Biblioteca da FCM divulga os e-books e vídeos do mês de janeiro

Inflamação metabólica associada à microbiota intestinal é hipótese para a evolução da obesidade na história da humanidade

Comemoração de 25 anos: Cirurgia Endovascular


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM