Para onde vão nossos residentes? Pesquisa da FCM revela trajetórias profissionais dos egressos da residência médica em Hematologia e Hemoterapia
Publicado por: Camila Delmondes
16 de maio de 2022

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Imagem meramente ilustrativa/Canva

Com o objetivo de melhor compreender caminhos e o impacto dos programas de residência médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a estudante de doutorado Ayla Cristina Nóbrega – egressa Residência em Hematologia e Hemoterapia – conduziu um estudo com mais de 100 egressos do programa, desde 1985. Com resultados publicados nas revistas The Lancet Haematology e Hematology, Transfusion and Cell Therapy, o estudo delineou o perfil profissional dos egressos, da admissão ao curso à trajetória profissional, a partir de informações de localização geográfica, área de interesse, setor de atuação e posição de liderança.

“Se por um lado as trajetórias corroboram o impacto social positivo da formação obtida na FCM, por outro, os dados mostram a forte concentração geográfica e a limitada diversidade social e étnica dentre os profissionais, inclusive, nos anos mais recentes”, afirmou Ayla Cristina, que também é docente curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande (PB).

Ainda de acordo com a pesquisadora, o estudo permitiu uma espécie de ranqueamento das competências consideradas mais importantes para os egressos em sua prática clínica. São elas: a ética e profissionalismo; a capacidade de encontrar informações científicas de qualidade; e as habilidades de comunicação.

“Estes dados estão em consonância com os modelos mais modernos de competências em educação médica, e o fato de terem sido apontados por uma população de profissionais que não havia sido exposta a estes conceitos torna o resultadomuito interessante”, disse.

Orientador da pesquisa, o docente do Departamento de Clínica Médica da FCM e coordenador do Hemocentro da Unicamp, Erich Vinicius de Paula, falou sobre a importância de pesquisas relacionadas ao ensino. “A FCM tem um histórico de liderança na produção de conhecimento em ensino. O interesse despertado por estes resultados pela comunidade científica ilustra o potencial de gerarmos dados de interesse universal a partir de questões formuladas do nosso dia a dia como, por exemplo, o impacto da formação que oferecemos”, comentou.

“A área de pesquisa em ensino traz muitas oportunidades para produção de dados relevantes para a sociedade, com implicações muitas vezes imediatas para a comunidade, e na FCM dispomos de muito material para explorá-la” diz o médico Erich de Paula, orientador do projeto. 

Os dados do estudo estão disponíveis em acesso aberto ou para assinantes.



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