Compartilhar:
O docente do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia (DORT) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Sérgio Rocha Piedade, esteve em Lyon, na França, no período de 22 a 24 de setembro, participando como conferencista e debatedor da Jornada de Cirurgia de Joelho, evento de referência mundial. Na ocasião, ele reportou sua experiência clínica com a técnica de abordagem lateral do joelho em deformidades mais complexas.
De volta ao Brasil, Piedade destacou a ‘patela’ como tema central do evento, pela terceira vez. “A importância da patela na biomecânica do joelho é fundamental, pois ela está aliada a problemas relacionados às deformidades de alinhamento. A instabilidade patelar é uma discussão que move cirurgiões de joelho mundo afora”, comentou o docente da FCM, destacando, também, na jornada francesa, a “discussão de técnicas cirúrgicas que ampliam a exposição, particularmente, de deformidades como o valgo do joelho”.
Ainda de acordo com Piedade, o Brasil está inserido no cenário mundial nas áreas de Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte. “Somente em Lyon foram quatro cirurgiões ortopedistas brasileiros entre os conferencistas convidados”, disse o pesquisador que atuou na tradução para o português, dos livros Equilibrage ligamentaire dans les prothèses totales du genou e Traité de chirurgie du genou.