Ortopedia brasileira é destaque na Jornada de Cirurgia de Joelho na França
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2022

Compartilhar:

No destaque da imagem, o professor Sérgio Rocha Piedade como conferencista da Jornada de Cirurgia de Joelho de Lyon, na França/Foto: divulgação

O docente do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia (DORT) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Sérgio Rocha Piedade, esteve em Lyon, na França, no período de 22 a 24 de setembro, participando como conferencista e debatedor da Jornada de Cirurgia de Joelho, evento de referência mundial. Na ocasião, ele reportou sua experiência clínica com a técnica de abordagem lateral do joelho em deformidades mais complexas.

De volta ao Brasil, Piedade destacou a ‘patela’ como tema central do evento, pela terceira vez. “A importância da patela na biomecânica do joelho é fundamental, pois ela está aliada a problemas relacionados às deformidades de alinhamento. A instabilidade patelar é uma discussão que move cirurgiões de joelho mundo afora”, comentou o docente da FCM, destacando, também, na jornada francesa, a “discussão de técnicas cirúrgicas que ampliam a exposição, particularmente, de deformidades como o valgo do joelho”.

Ainda de acordo com Piedade, o Brasil está inserido no cenário mundial nas áreas de Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte. “Somente em Lyon foram quatro cirurgiões ortopedistas brasileiros entre os conferencistas convidados”, disse o pesquisador que atuou na tradução para o português, dos livros Equilibrage ligamentaire dans les prothèses totales du genou e Traité de chirurgie du genou.

Sérgio Rocha Piedade, docente do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da FCM/Foto: acervo pessoal
O livro "Equilibrage ligamentaire dans les prothèses totales du genou", na versão traduzida por Sérgio Piedade, para a editora Rubio.
O livro "Traité de chirurgie du genou", na versão traduzida por Sérgio Piedade, para a editora Rubio.


Notícias mais recentes



Inflamação metabólica associada à microbiota intestinal é hipótese para a evolução da obesidade na história da humanidade

Comemoração de 25 anos: Cirurgia Endovascular


Save The Date: Semana da FCM


Pesquisadora colaboradora do Departamento de Saúde Coletiva da FCM coordenará pesquisa nacional com populações rurais

"É através da dedicação de cada um que conseguimos entregar os resultados que a sociedade espera de nós..."

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM