O futuro dos estudos em biofilmes bacterianos
Publicado por: Camila Delmondes
14 de fevereiro de 2017

Compartilhar:

Tradicionalmente, apenas as bactérias e fungos planctônicos cultiváveis são estudados nos laboratórios de microbiologia clínica. Logo, a prevenção e tratamento das infecções têm foco em microorganismos planctônicos. Entretanto, nas últimas duas décadas, o conhecimento do modo de crescimento em biofilme dos microrganismos, acumulado na microbiologia ambiental, vem sendo cada vez mais valorizado na área da saúde por microbiologistas clínicos e infectologistas. Estima-se que a maioria das infecções crônicas seja causada pela formação de biofilme bacteriano.

A fisiologia e a sensibilidade a antimicrobianos dos microrganismos formadores de biofilmes são completamente diferentes dos microrganismos planctônicos, mesmo em microrganismos da mesma espécie. Assim, a disseminação do conhecimento sobre biofilmes bacterianos com relevância para infecção em humanos é essencial para promover e melhorar a profilaxia e o tratamento dessas infecções.

Em face da importância do assunto para a área da saúde, o Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente traz um dos cientistas pioneiros no estudo de biofilmes em infecções humanas, o Professor Niels Høiby, da Universidade de Copenhague, Dinamarca.

Com um vasto currículo de quase 30 anos de pesquisa na área e uma experiência de 32 anos como chefe do Departamento de Microbiologia Clínica do Hospital da Universidade de Copenhague, Prof. Høiby foi o fundador do Grupo de Estudo de Biofilmes da Sociedade Européia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID), do qual é membro honorário, e atualmente é presidente do Grupo Dinamarquês de Estudos de Biofilmes, além de editor em vários periódicos da área de microbiologia e imunologia, como o International Journal of Antimicrobial Agents, Pathogens and Disease, Future Microbiology e Lancet Respiratory Medicine.

Nesta palestra, o Prof. Høiby irá dissertar sobre a formação dos biofilmes bacterianos e seus aspectos mais importantes, com foco em infecções crônicas. Também discorrerá sobre o cenário atual e as perspectivas sobre o estudo, o diagnóstico e o tratamento de biofilmes, enfatizando a importância de uma abordagem multidisciplinar do assunto.

Público-alvo: Profissionais e Graduandos em Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Medicina e Pós-graduandos na área de saúde.

Dia do Evento: 10/04/2016

Local do Evento: Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

Responsável: Renan Marrichi Mauch

Telefone para contato: (19) 99252-9717

Email de contato: r140189@g.unicamp.br

Inscrição: http://www.fcm.unicamp.br/eventos/evento/74



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM