Nutrigenômica, Varioma Humano e exposição “Flores, cores, texturas e transparências”
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Movimentar-se mais, comer menos e conhecer seus antepassados. Essa é a recomendação do doutor James Kaput, da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. Ele trabalha na área de diabetes, obesidade e medicina personalizada e proferiu a palestra “Nutrigenômica” nesta quinta-feira (30) pela manhã no anfiteatro do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Na sequência, o professor Richard Cotton, da Universidade de Melbourne, Canadá, apresentou o projeto “Varioma Humano”. Cotton é geneticista de imunoglobulina e medicina genômica. Na opinião da professora e geneticista Vera Lúcia Gil, Cotton é um visionário na área da genética.

Segundo Kaput, os polimorfismos genéticos acometem 5% a 10% da população. Alguns têm relação com doenças clínicas causadas pelo estilo de vida e alimentação. Um dos exemplos é o leite. Há pessoas que tem intolerância à lactose. No caso de crianças, pesquisas desenvolvidas nos Estados Unidos mostraram a melhora nos níveis de vitaminas após o consumo de frutas e vegetais em acampamentos de verão. Ao retornaram para suas casas e retomarem sua a rotina de alimentação diária, estes índices caíram. “O que você come, como você prepara e de onde vem o alimento muda a composição química e um mesmo biomarcador genético pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, é necessário criarmos protocolos internacionais para estudos futuros”, comentou Kaput.

 

Exposição

Márcia Leal começou a pintar em 1993. Sempre gostou de artes e desenho, atividades que consideradas, inicialmente, como terapia e hobby. Para aprimorar sua expressão artística, Márcia fez cursos de desenho e pintura no Centro de Artes Campinas; pintura acadêmica no ateliê Francelino Rodrigues; aprendeu as técnicas de transparência, texturado e espatulado com Mariângela Bianchini e retrato falado com Sidnei Barbosa, na Academia de Polícia Civil.

Já fez exposições individuais: uma na extinta Escola de Artes de Campinas e outra no Clube de Cultura Artística. Para a exposição “Flores, cores, texturas e transparências”, aberta nesta quinta-feira, às 11 horas, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a artista trouxe 17 quadros em óleo sobre tela e alguns estudos de desenho e pastel. As técnicas utilizadas são texturado, transparência e aquarelado.

Serviço:
Exposição: Primavera em flores, cores, texturas e transparência
Artista: Márcia Leal
Período: de 30/9 a 22/10, das 8h30 às 17h
Local: Espaço das Artes da FCM, rua Tessália Vieira de Camargo, 126, distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP

Entrada franca

Textos: Edimilson Montalti



Notícias mais recentes



(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM