Nada será com antes após aula da saudade da 49ª turma de Medicina
Publicado por: Camila Delmondes
21 de outubro de 2016

Compartilhar:

Os alunos da 49ª turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp tiveram nessa quinta-feira (20) a aula da saudade – a última aula do curso. A aula foi ministrada pelo professor da disciplina de Emergências Clínicas, Marco Antonio de Carvalho Filho, também conhecido como Brahma. Na sequência, houve o descerramento do quadro de fotos dos formandos no saguão de entrada do prédio-sede da FCM. O descerramento foi feito pelo patrono da turma, Tiago Grangeia e pelo paraninfo Marcelo Schweller. Depois do quadro, foi descerrada a placa com o nome de todos os formandos no Jardim Memorial da faculdade.

“Vocês escolheram muito bem o professor para dar a aula da saudade. Em nome da faculdade, agradeço tudo o que vocês fizeram nesses seis anos e ficamos honrados por terem escolhido a Unicamp e se formarem de maneira tão brilhante. Tenho certeza do sucesso profissional de vocês”, disse o diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, antes do início da aula.

Brahma começou a aula da saudade exibindo um vídeo da música Nada será como antes, composta em 1972 por Milton Nascimento e Lô Borges. Esse foi o gancho para falar do Clube de Esquina, um grupo de amigos de Minas Gerais que tinham músicas de alta qualidade, mas que eram totalmente desconhecidos. Eles tinham em média 20 anos de idade, na época. Resolveram se mexer, foram para o Rio de Janeiro, escreveram as músicas nos festivais da canção e ficaram conhecidos no mundo inteiro.

“Eles mudaram a música brasileira porque tiveram coragem de sair da zona de conforto, sair para o mundo, dar a cara a tapa e mudar a realidade deles. Vocês são realmente capazes de mudar a realidade onde vocês estão inseridos. No nosso contexto social, precisamos de pessoas que acreditem nisso. Somos agentes de mudança. Acredito em vocês. Tenho certeza que vocês são capazes de fazer isso”, disse Brahma aos quase formandos do curso de Medicina.

Marcelo Schweller disse que esse momento é muito esperado inclusive por eles, professores. "Como médico, a gente precisa de vocês junto com a gente. Não tem outro jeito. Precisamos de vocês para continuar com esse trabalho [ser médico] que é duro, mas é bom demais", comentou Marcelo. Thiago Grangeia disse que a alegria que os alunos sentem hoje deve ser guardada e que devem resgatá-la se, algum dia, perderem a paixão pela profissão. "Essa lembrança irá trazê-los novamente para o caminho certo", aconselhou Tiago.

Um sonho realizado

Pedro Villar e Paulo Galego, amigos de turma, disseram que sentirão saudades das pessoas, dos professores, dos momentos dentro do hospital, do espírito de turma e da tradição da faculdade. “Vou sentir saudade de ser chamado como aluno. Sinto que estou fechando um ciclo com chave de ouro. É um sonho realizado”, revelou Pedro, que pretende prestar residência em Clínica Médica na própria FCM. “Vou trabalhar um ano e depois vou prestar residência médica também. É bom estar numa escola. A vida fora daqui é mais solitária”, comentou Paulo.

Luiza Zimmermann é da 48ª Turma de Medicina. Como ficou um ano fora do país pelo programa Ciência Sem Fronteiras, está se formando juntamente com a 49ª Turma. “A emoção é grande. Foi algo que esperei sempre e batalhei muito para chegar ao final. Amanhã não vamos estar mais aqui”, revelou. Já Eduardo João lembrou-se de uma frase que ouviu da doutora Silvia Brandalise, quando estava ainda no segundo ano do curso de Medicina. “Ela me disse que a grandeza de uma instituição está nas pessoas, e não em prédios ou paredes. O que torna a FCM singular são as pessoas. Nós mudamos por fora, mas a chama que fez a gente prestar medicina continua a mesma”, disse Eduardo, emocionado.
Veja mais fotos do último dia.

Jacinto Awards

Ainda no início do mês, no final da disciplina de Emergências Clínicas, toda a equipe organizou um evento musical chamado Jacinto Awards, do qual participaram alunos, médicos-residentes, professores e convidados. O evento contou também com show de mágica do professor Jamiro da Silva Wanderley e apresentação da bateria Batucogu. Os alunos premiados pelo uso do site Jacinto Bemelhor – plataforma de apoio de ensino adotada pela disciplina – receberam camisetas e certificados. Veja álbum de fotos do Jacinto Bemelhor.



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM