Mostra de pintura abstrata é inaugurada no Espaço das Artes da FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
11 de setembro de 2023

Compartilhar:

Vídeo: Marcelo Oliveira/ARPI

 

Foi realizada no dia 1º de setembro, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a abertura da exposição “Universo das Artes”, de Glória Nogueira, Márcio Rodrigues e Vanderlei Zalochi. A mostra tem curadoria de Jorge Coli e Gilson Barreto e reúne pinturas abstratas em tinta acrílica, em diferentes estilos, dos três autores. A exposição segue aberta à visitação até 2 de outubro. 

A empregada doméstica Glória Nogueira começou a pintar durante a pandemia, quando um amigo artista plástico lhe trouxe papéis, pincéis e aquarelas. Depois passou para as telas, em formatos diversos. A artista se diz estimulada pelo retorno positivo do público sobre suas pinturas, naquela que é sua segunda exposição. “É tão bom estar aqui com as pessoas que vêm conversar. Você se sente importante. O que eu faço eu acho bonito. Um dia quem sabe eu possa ter um lugar para poder ensinar as crianças pequenas que precisam aprender, ou as idosas que precisam da gente”, revela.

A artista Glória Nogueira exibe pela segunda vez sua mostra, que esteve anteriormente em cartaz na Galeria de Artes Rose Malveira, em Campinas. Foto: Karen Moraes/ARPI

O engenheiro de alimentos Márcio Rodrigues, que já participou de várias exposições no Brasil e exterior, tem pela segunda vez sua arte exposta na FCM. Sua série de quadros mostram a transformação. “Nessa série, que estou chamando de Metamorfose, decidi colocar mais do abstrato. Mudou um pouco com relação ao ano passado, com mais tons cinzas e azuis, quadros mais econômicos e sem título. Não sei onde vai dar essa mudança”, diz, declarando gostar da recepção da Faculdade e dos amigos.  

Márcio Rodrigues expõe série Metamorfose no Espaço das Artes. Foto: Karen Moraes/ARPI

O médico Vanderlei Zalochi, que tem mais de 50 anos de experiência artística, revela novas telas, que agora caminham para o minimalismo. “Reinventa uma série com linhas retas que nunca se cruzam, valorizando a ideia. Harmonia e cores que atraem o expectador a penetrar nesse universo”, declara o curador Jorge Coli sobre o trabalho do colega, que não pôde comparecer ao vernissage por motivos de saúde.

Pinturas em tinta acrílica de Glória, Márcio e Zalochi, respectivamente. Foto: Karen Moraes/ARPI

Coli, que é professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, atuou pela primeira vez como curador de uma exposição na FCM. “Uma coisa que eu acho muito boa é a Faculdade de Ciências Médicas ter um espaço como esse, em que você introduz no cotidiano dos alunos, professores e funcionários a beleza da arte. E essa exposição está muito bonita. Eu fico muito contente pois as pessoas que passam por aqui acham a exposição muito alegre e para cima. Isso é absolutamente fantástico”, afirma. 

Gilberto Barreto, Jorge Coli, Felipe Oliveira, Glória Nogueira e Márcio Rodrigues. Foto: Karen Moraes/ARPI


Notícias mais recentes



Seleção para Preceptoria 2025: inscrições acontecem de 6 a 17 de janeiro

Save The Date: Semana FCM acontece de 30 de março a 4 de abril de 2025

Cartões de Natal FCM

Cocen sedia exposição “Bailes Negros: Sociabilidades e Resistência em Campinas”


Lume abre inscrições para simpósio internacional “Reflexões Cênicas Contemporâneas”


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM