Memória e cultura indígena: grafismos de John Abé ganham Espaço das Artes
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
03 de agosto de 2023

Compartilhar:

Foi inaugurada na última terça-feira (1) a exposição “Grafismos: memória e cultura de um povo”, por John Alexandre Dias (Abé). A exposição está sediada no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e ficará aberta à visitação do público até 16 de agosto. Abé é estudante do curso de Letras da Universidade e indígena de etnia desana.

A mostra reúne telas pintadas em tinta acrílica, expressas a partir de grafismos e representações que remontam à origem, rituais e hábitos cotidianos de seu povo. Com traços firmes e demarcados, Abé traz vivos em muitos de seus trabalhos o vermelho do urucum, o amarelo do açafrão e o preto do jenipapo.

Textos de lideranças indígenas acompanham quadros. Foto: Karen Moraes/ARPI

Apesar de no dia 9 de agosto ser celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, Abé lembra que os povos originários ainda se encontram em luta pelo reconhecimento de seus direitos. “Não é uma data comemorativa, mas sim um marco da resistência pelo reconhecimento da nossa cultura que sempre existiu e existirá”.

Apenas em sua comunidade de origem, localizada a 12 quilômetros do município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, existem outras sete etnias. “Nasci em meio a uma diversidade de culturas e tradições, cresci ouvindo histórias, praticando danças, tocando instrumentos, ouvindo narrativas sobre como surgimos, assim como meus antepassados ouviram desde criança. Hoje, como homem e estudante, posso transmitir esse conhecimento de meus tios e principalmente meu avô. É uma forma de manter essa relação de cultura e ancestralidade”, declarou o artista.

Estudantes indígenas comercializam artesanato. Foto: Karen Moraes/ARPI

Segundo Abé, a exposição pretende representar o cotidiano vivido na aldeia, bem como a memória ancestral, que foi apreendida por meio da oralidade. “Aproveitamos enquanto indígenas e estudantes para apresentar um pouco essa narrativa que só a gente ouviu. É uma experiência muito boa porque pensamos em trazer grafismos diferentes entre si. Para mim é muito gratificante que a cultura indígena, de modo geral, se sinta inserida e representada. Nossa cultura também é ciência”.

Fernanda Surita, docente do Departamento de Tocoginecologia e presidente da Comissão de Recepção e Permanência de Alunos Indígenas da FCM, lembra que a faculdade recebeu, em 2022, dois alunos, e em 2023, outros dois. “Tem sido um aprendizado enorme, Abé, o contato com vocês. Agora consigo ver o quanto fomos privados de todos esses ensinamentos. Vocês estarem aqui representa uma grande troca de saberes. Embora tenham vindo como alunos para a Unicamp, estão ensinando muito para todos nós. É um prazer para mim ver a Faculdade de Ciências Médicas, de que eu gosto tanto, com essa oportunidade para novos diálogos”.

Fernanda Surita, presidente da Comissão de Recepção e Permanência de Alunos Indígenas da FCM, e Fábio Menezes, ex-presidente da Comissão e coordenador de graduação do curso de Medicina. Foto: Karen Moraes/ARPI

Serviço

A venda dos quadros será em prol da visita de Abé à sua família, no Amazonas. Os interessados podem entrar em contato com o artista pelo celular (19) 98319-8597 (chave pix).

Abé assina tela produzida durante abertura da mostra. Foto: Karen Moraes/ARPI

 



Notícias mais recentes



Estudo qualitativo da FCM sobre profissionais de saúde no auge da pandemia da Covid-19 é publicado na revista PLOS Mental Health

Professores da FCM recebem delegação da Universidade de Turim em encontro para novas parcerias

Semana da FCM


No Dia Mundial de Combate ao Câncer, professor José Barreto defende em audiência pública regulação de política nacional sobre a doença

(Divulgação) Pesquisa: Experimentos em Linguística (IEL/Unicamp)

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM