Médico que socorreu vítimas do atentado de Boston faz palestra na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

No atentado à maratona de Boston, ocorrido em 15 de abril, nos Estados Unidos, centenas de cidadãos foram feridos. Pelos menos 40 deles foram socorridos pelo médico Rafael A. Ortega, professor de anestesiologia e vice-presidente para Assuntos Acadêmicos do Departamento de Anestesiologia da Boston University School of Medicine. Vários pacientes tiveram a perna amputada. Um deles teve parada cardíaca e foi reanimado por quase duas horas, e sobreviveu.

“Parecia uma cena de guerra civil americana. Foram muitos os feridos. O socorro só foi possível porque tínhamos uma sala de simulação de atendimento de urgência para treinamento”, disse Rafael, durante visita à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp na manhã desta quinta-feira (22), elogiando o complexo de ensino da faculdade, que também tem uma sala de treinamento de urgência e emergência.

Rafael foi convidado pelo Departamento de Anestesiologia da FCM para proferir a palestra "Como evitar desastres na sala de cirurgia". Segundo o médico formado pela UNPHU em Santo Domingo, República Dominicana, o erro mais comum numa sala de cirurgia é a comunicação entre médicos, enfermeiros e anestesiologistas. Outro erro é a persistência num possível diagnóstico que pode ser contrário.

“Por vezes, o médico insiste que o problema é uma infecção. E não é. Outras, uma palavra dita pode soar de forma equivocada. É preciso repeti-la duas ou mais vezes para a perfeita compreensão”, explicou.

Ainda na parte da manhã, Rafael Ortega foi recebido pela diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, também anestesiologista, e pela coordenadora do grupo de internacionalização da faculdade, Luiza Moretti. Durante a reunião, propostas de cooperação entre ambas as instituições foram discutidas e serão analisadas, futuramente.

Rafael A. Ortega é diplomata do Conselho Americano de Anestesiologia e do Conselho Nacional de Ecocardiografia. Seus interesses incluem anestesia cardíaca e torácica, instrução assistida por computador, e educação em anestesiologia. Ele atuou em diversas comissões com a Sociedade Americana de Anestesiologia, Massachusetts Sociedade de Anestesiologia e da Biblioteca Museu Wood, além de publicar uma séria de artigos e livros. Seu trabalho mais recente inclui a publicação de uma série de vídeos procedimento clínico no New England Journal of Medicine e um programa de ensino multilingue para o Projeto Oximetria de Pulso Global da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

Foto: Marcelo Oliveira - CADCC-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM