Médico Anibal Vercesi recebe o Prêmio Rheinboldt-Hauptmann
Publicado por: Camila Delmondes
12 de dezembro de 2016

Compartilhar:

O professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Anibal Eugênio Vercesi, foi agraciado com o Prêmio Rheinboldt-Hauptmann, concedido pelo Instituto de Química (IQ) da USP. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 29 de novembro.

Vercesi é professor titular de Bioquímica do Departamento de Patologia Clínica. É graduado em Medicina, fez doutorado na área de Bioquímica, ambos pela Unicamp, e pós-doutorado na Johns Hopkins University School of Medicine. Suas linhas de pesquisa estão relacionadas a temas como metabolismo e bioenergética mitocondrial, homeostase de íons, estresse oxidativo em protozoários, fungos, plantas e mamíferos.

“Temos orgulho de ter um cientista como o professor Anibal e de termos a oportunidade de externar esse orgulho por meio desse prêmio”, destacou o vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, na cerimônia, que também contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, José Eduardo Krieger; do diretor do IQ, Luiz Henrique Catalani; do vice-diretor do Instituto, Paolo Di Mascio; além de docentes, funcionários e alunos.

Após a premiação, o homenageado ministrou a conferência “Quarenta anos investigando funções mitocondriais”.

O Prêmio Rheinboldt-Hauptmann foi criado em 1987 e homenageia pesquisadores que se destaquem pela excelência de seu trabalho científico e acadêmico. Os professores alemães Heinrich Rheinboldt e Heinrich Hauptmann, que dão nome ao prêmio, foram fundadores do Departamento de Química da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e tiveram papel importante na nucleação do atual Instituto de Química da Universidade.

Reconhecimento internacional

No dia 24 de novembro, a Fundação Humboldt anunciou os ganhadores do Prêmio Friedrich Wilhelm Bessel Research, que teve entre os agraciados o professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Fábio Armando Tal.

A distinção é concedida pela instituição alemã a cientistas, reconhecidos internacionalmente em sua área de atuação, que completaram o Doutorado há menos de 18 anos.

O docente do IME se formou no curso de Ciências Moleculares em 1998. Em 2001, concluiu o Doutorado em Matemática Aplicada, é professor do IME desde 2003 e, desde 2014, é coordenador do curso de Ciências Moleculares da USP. “É um matemático brilhante e o distinto prêmio atesta esse grau de excelência. O IME está muito orgulhoso de seu docente”, destaca o diretor do Instituto, Clodoaldo Grotta Ragazzo.

O prêmio Friedrich Wilhelm Bessel Research homenageia cerca de 20 pesquisadores anualmente, que são indicados por suas instituições de origem e escolhidos por uma comissão de especialistas. Os agraciados recebem o valor de € 45 mil.

(Fonte: USP - Foto: Ernani Coimbra)



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM