Maria Francisca Colella-Santos toma posse como diretora-presidente da Academia Brasileira de Audiologia
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
23 de maio de 2023

Compartilhar:

Maria Francisca Colella-Santos, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, tomou posse em 16 de maio como diretora-presidente para o biênio 2023-2025 da Academia Brasileira de Audiologia (ABA). A posse ocorreu na sede da instituição, em São Paulo.

Maria Francisca já havia ocupado o cargo de diretora-tesoureira na entidade de 2011 a 2013 e 2015 a 2017. “Nestes períodos pudemos contribuir com importantes discussões relacionadas às políticas públicas relacionadas à detecção precoce da perda auditiva. Além disso, pudemos por meio do Encontro Internacional de Audiologia, o evento mais importante da Audiologia no Brasil, compartilhar conhecimentos e pesquisas nacionais e internacionais”, recorda a docente.

A diretora-presidente ressalta que “assumir a presidência da ABA é motivo de muita satisfação e alegria. Pretendo juntamente com as demais diretoras contribuir de forma significativa com a Audiologia no Brasil, promovendo a divulgação de novos conhecimentos, a formação técnica de qualidade dos profissionais que já atuam na área, bem como a dos alunos de Fonoaudiologia”.

Maria Francisca afirma ainda que a direção pretende integrar comissões e fóruns de discussão nacionais e internacionais, participando da elaboração de políticas públicas relacionadas à prevenção, triagem, diagnóstico e reabilitação das perdas auditivas periféricas e centrais, desde o bebê até o idoso.

A diretoria da ABA no biênio 2023-2025 será constituída por Maria Francisca e docentes de outras universidades: Carla Gentile Matas (USP), Fátima Cristina Alves Branco-Barreiro (Unifesp), Adriana Neves de Andrade (Unifesp), Maria Madalena Canina Pinheiro (UFSC) e Mônica Pires de Castro (Universidade de Franca).

Sobre a ABA

A Academia Brasileira de Audiologia é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que foi fundada em maio de 2001. Tem a cooperação e o apoio de instituições internacionais, promovendo um intercâmbio de conhecimentos. É uma associação formada por docentes e pesquisadores, com o objetivo de divulgar a Audiologia para toda a comunidade e permitir a troca de experiências e a integração entre os profissionais da área. Deve incentivar a prática da Audiologia por parte dos profissionais da área e pretende mostrar sua importância à comunidade. Sua missão é fortalecer a Audiologia nacional, promovendo a educação continuada, o avanço das políticas públicas, o suporte à pesquisa e à excelência nas atividades profissionais. 

Mônica Pires de Castro, segunda-secretária; Fátima Cristina Alves Branco-Barreiro, primeira-secretária; Carla Gentile Matas, vice-presidente; Maria Francisca Colella-Santos, presidente; Adriana Neves de Andrade, primeira-tesoureira; e Maria Madalena Canina Pinheiro, segunda-tesoureira. Foto: Divulgação

 



Notícias mais recentes



Professores da FCM recebem delegação da Universidade de Turim em encontro para novas parcerias

Semana da FCM


No Dia Mundial de Combate ao Câncer, professor José Barreto defende em audiência pública regulação de política nacional sobre a doença

(Divulgação) Pesquisa: Experimentos em Linguística (IEL/Unicamp)

“Saúde Coletiva ao Meio Dia” discute os impactos de Trump II na saúde global em evento na Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM