Maria Fernanda Bagarollo assume a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação da FCM para o biênio 2021-2023
Publicado por: Camila Delmondes
18 de agosto de 2021

Compartilhar:

No dia 6 de agosto de 2021 foi realizada a cerimônia de posse da nova coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, para o biênio 2021-2023. A docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR), Maria Fernanda Bagarollo, assumiu o posto no lugar da também docente do DDRH da FCM, Ivani Rodrigues Silva, que esteve à frente da unidade por dois mandatos.

Em sua fala de despedida, Ivani Silva agradeceu todos que a apoiaram nos últimos quatros anos de gestão, docentes e funcionários, e destacou, também, o período de enfrentamento da pandemia. “Tivemos que aprender a lidar com a gestão de outra forma, rapidamente, de maneira remota. Não há como dizer que não houve prejuízos, considerando que a pandemia teve impacto direto sobre os nossos atendimentos. Mas, a criatividade e a tecnologia nos ajudaram a continuar acompanhando os pacientes e suas famílias, e atender crianças, jovens, adultos e idosos”, comentou.

“O Cepre é o começo de tudo. É o espaço que temos para ensinar, pesquisar e atuar na assistência. É a nossa inspiração. Começou pequeno [...] e hoje é um espaço de referência no atendimento a pacientes surdos, deficientes visuais e em todas as áreas da fonoaudiologia e de desenvolvimento humano. Nosso trabalho proporciona possibilidades e qualidade de vida para todos aqueles que nos procuram”, disse a professora Maria Fernanda Bagarollo, que deixa a posição de coordenadora de Assistência do Cepre para assumir a liderança da unidade assistencial.

A professora do DDHR, Lucia Figueiredo Mourão, que assume o posto de coordenadora de Assistência do Cepre, no lugar de Maria Fernanda Bagarollo, destacou os desafios que se seguirão após a pandemia. “Teremos um movimento muito desafiador pela frente, considerando não apenas as sequelas das pessoas que manifestaram o quadro grave da Covid-19, como também daquelas que apresentaram sintomas leves da doença e que também precisarão de reabilitação”, comentou.

Ao falar sobre o esforço da FCM em ampliar os campos de estágio para os estudantes dos cursos de graduação em Medicina e Fonoaudiologia, o diretor da faculdade, Luiz Carlos Zeferino, destacou o papel do Cepre na trajetória de formação de novos profissionais e que precisa ser ampliado. “O Cepre tem uma lista fantástica de produtos acadêmicos, de pesquisa, de serviços assistenciais e de formação de recursos humanos, e que pode e deve ser expandida”, disse.

Na ocasião, também foi apresentada a nova composição do Conselho do Cepre, constituída pelas docentes, membros titulares, Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto e Mirian Hideko Nagae Espinosa; pelas professoras, membros suplentes, Maria Isabel Ramos do Amaral e Maria Cristina de Oliveira Regina; e pelas funcionárias Adriana Martins e Priscila Amorim. O Conselho do Cepre também conta com a participação da chefe do DDHR, Adriana Lia Friszman de Laplane; da coordenadora do curso de pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, Ana Caroline Constantini; e da coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia, Christiane Marques do Couto.

Assista a cerimônia na íntegra.



Notícias mais recentes



Cirurgia para epilepsia é tema de curso ministrado em Congresso Brasileiro de Neurologia por equipe da Unicamp

Save the date: Winter Schools 2025


Exposição "Partes de um todo", do Ateliê Vivenciando a Arte


Jornal da Unicamp: Plataforma integra dados sobre o clima com saúde materna e perinatal

Seminário LABORARTE: Como a arte (da cena) pode contribuir na formação profissional (em saúde)?

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM