Literatura a partir da extensão: Vila Paula motiva obras lançadas no Espaço das Artes da FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
04 de outubro de 2023

Compartilhar:

Na última quinta-feira (28), o Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu o lançamento dos livros “Extensão universitária na Vila Paula”, de autoria do professor do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, Rubens Bedrikow, e “Pequena terra batida”, da aluna do 5º ano de Medicina da Faculdade, Fernanda Germano. As obras foram publicadas, respectivamente, pelas editoras Unicamp e Patuá.

Rubens lembra que o lançamento em parceria com a aluna ocorre pela segunda vez no espaço. “É uma satisfação como professor estar de novo com a Fernanda, que trabalhou com a gente no projeto de extensão da Vila Paula. Outros alunos também participaram, em diferentes momentos. Graças a eles, vieram reflexões para produzir o livro. Então, com a experiência de vida, quis trazer a primeira parte, mais conceitual, explicando o que é a extensão. Na segunda parte estão reflexões sobre práticas pedagógicas de ensino que surgiram na Vila Paula”.  Segundo Rubens, a experiência na ocupação se tornou enriquecedora para os alunos na medida em que colegas de diferentes turmas atendiam conjuntamente aos pacientes, não somente com professores ensinando.

Autores cedem autógrafos ao público. Foto: Karen Moraes/ARPI

Fernanda explica que seu livro foi escrito a partir da experiência no projeto Crescendo na Ocupação, que foi parte da extensão na Vila Paula, quando teve contato com garotas pré-adolescentes e adolescentes. “O livro tem 14 contos e cada um deles foi pensado a partir de frases e coisas que essas meninas relatavam. É interessante perceber que existem particularidades, como as presentes no território em que elas residiam, mas também há muitas semelhanças com o que eu e as outras meninas do grupo pensávamos na idade delas. Às vezes a gente acha que os nossos sonhos são muito privados; na verdade, todo sonho é compartilhado. Eu acho que esse livro é, por si só, um sonho compartilhado, porque eu o escrevi e pensei, mas quem o construiu primeiro foram as meninas do projeto, a turma que participou e principalmente o Rubens lá no início, em 2018”.

Rubens e Fernanda falam sobre origem das obras no projeto de extensão da Vila Paula. Foto: Karen Moraes/ARPI

Sobre os livros

Pequena terra batida

É na terra entre os dedos que surgem as meninas descalças sobre o chão de terra batida que compartilham com as que vieram antes. Da galinha decapitada à maritaca fugida, “Pequena terra batida” revela 14 contos, cada qual em sua individualidade de relato de episódios nas vidas de tataravós, bisavós, avós, mães, filhas e irmãs, que, por mais distintas que possam parecer entre os escritos, aproximam-se mutuamente quando lemos os contos em uma contínua narração. Entre cenários rurais e urbanos, violências e pacificações, prisões e liberdades, são expostas as relações femininas no seu mais alto discernimento: a maternidade e a mulherice. “Pequena terra batida” é a expressão de histórias de famílias; é a história de todas nós.

Extensão universitária na Vila Paula

O livro retrata a origem e a evolução de programa de extensão universitária em andamento em uma comunidade de ocupação urbana durante mais de meia década. A partir de trocas dialógicas e transformadoras entre a universidade e a comunidade emergiram demandas e temas que culminaram em investigações científicas e experiências pedagógicas inovadoras. Desafios como a curricularização da extensão e o engajamento social de instituição superior são discutidos à luz da prática extensionista do tipo social-acadêmica e das teorias da Pedagogia Crítica de Paulo Freire, da Aprendizagem pela Interação Social de Lev Vygotsky e da Clínica Ampliada e Compartilhada de Gastão Wagner de Sousa Campos, em contexto de grande pobreza e iniquidade de acesso a direitos sociais básicos, como moradia digna.

Professor e aluna trocam livros em lançamento no Espaço das Artes. Foto: Karen Moraes/ARPI

Sobre os autores

Fernanda Germano é estudante de Medicina da FCM/Unicamp. Atualmente, se dedica a projetos sociais de atendimento em saúde para populações de territórios de alta vulnerabilidade social. Colhe histórias por onde passa, revela acontecimentos e garante voz a quem deseja falar também. Faz das visões marginais a escrita e da escrita, a vida.

Rubens Bedrikow é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e professor do Departamento de Saúde Coletiva da FCM/Unicamp. Suas principais áreas de interesse são a prática em saúde na atenção primária, a história da medicina, a educação médica e a extensão universitária.


Veja também

Professor Roberto Teixeira participa de reunião da Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários da FCM

Clínica Ampliada é destaque na FCM durante lançamento conjunto de livros pelas editoras Hucitec e Voz de Mulher

“Crescendo na Ocupação” promove acolhimento a crianças e adolescentes na Ocupação Vila Paula



Notícias mais recentes



Larissa Monte, médica da 57ª turma, publica artigo sobre criptorquidia no Jornal de Pediatria

Reunião DTG: Mês da prematuridade - Acesso a cuidados neonatais de qualidade


Save the date: World Congress of Trauma and Emergency Leagues


A mordida do Leão! Parte do imposto de renda pode ser destinado para a Atlética de Medicina. Saiba como doar

FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM