Lançamento de livro traz novas perspectivas sobre história e prática do yoga
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
17 de novembro de 2022

Compartilhar:

Ocorreu na última sexta-feira (11), no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o lançamento do livro “Yoga: Tradição e Prática Integrativa em Saúde”, dos autores Pamela Siegel e Nelson Filice de Barros, pela editora Pontes. Na ocasião, houve bate-papo com os autores.

Vídeo: Marcelo Oliveira/ARPI

Pamela explicou aproximações entre o yoga antigo e atual. “Na Antiguidade, o yoga não estava relacionado à saúde – essa é uma preocupação moderna. O objetivo era atingir poderes psíquicos e a iluminação; hoje, inclusive, existem escolas que não praticam as posturas (ásanas), mas somente atitudes e filosofias. No início, também prevaleciam corpos masculinos; hoje, as mulheres dominam o cenário, sendo a maioria dos instrutores, alunos e pesquisadores – cerca de 75% dissertações no banco de dados da Capes são de mulheres. Importante lembrar também a Teoria da invasão ariana, na qual historicamente povos estrangeiros entraram pelo norte da Índia e levaram sua cultura e valores. Para muitos nacionalistas indianos, a yoga é autóctone do país, sendo essa teoria uma heresia”, afirmou a pesquisadora, que integra o grupo de trabalho “Referências para treinamento em yoga”, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Autores recebem público em mesa de autógrafos. Foto: Mercedes Santos/ARPI

Nelson, que escreveu diversos trabalhos juntamente com Pamela, também falou sobre a obra. “A primeira versão desse livro é a tese de doutorado da Pamela, de 2010, uma das primeiras sobre o tema no Brasil, sobretudo pensando yoga no SUS. Esta segunda edição, totalmente revisada, atualizada e com temas que foram se tornando fundamentais nesse percurso, inclui capítulo sobre yoga e gênero. Importante observar também o amadurecimento do yoga pós-moderno. O fato de a Pamela estar nesse grupo na Organização Mundial da Saúde também deu uma visão geopolítica em torno do que se pretende com o conhecimento, os riscos e disputas que envolvem o yoga enquanto mercadoria”, disse Nelson. O professor lembrou que haverá curso de atualização na Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) sobre história e práticas do Yoga, visando ampliar a visão de como a prática se encaixa na contemporaneidade.

Roda de conversa sobre a obra. Foto: Mercedes Santos/ARPI

Sobre os autores

Pamela Siegel é psicóloga junguiana. Possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp. Membro do Grupo Gestor LAPACIS (Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde), da FCM. Membro do GT WHO Benchmarks for Training in Yoga e do Núcleo de Estudos de Novas Religiões e Novas Espiritualidades da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Nelson Filice de Barros é professor titular da area de Ciências Sociais em Saúde do Departamento de Saúde Coletiva da FCM. Fez graduação em Ciêncas Sociais, mestrado, doutorado e livre-docência em Saúde Coletiva, pela Unicamp, pós-doutorado na Universidade de Leeds e Universidade de Londres. É coordenador do LAPACIS.

Foto: Mercedes Santos/ARPI

Prefácio de Luis González-Reimann, professor em estudos do sul da Ásia pela Universidade da Califórnia, Berkeley:

“A obra aborda vários campos e disciplinas, desde aspectos sociais, biológicos, culturais e terapeuticos até contextos políticos. [...] Inclui, também, a área de yoga e arte, e, principalmente, yoga e estudos de gênero contemporâneos. Uma excelente apresentação sobre mulheres na Índia pré-moderna e mulheres em práticas de yoga é encontrada aqui. Junto a isso, encontramos, também, outro campo muito estudado hoje: o yoga e o corpo. Os autores não pouparam esforços e nos apresentam um excelente estudo que dá continuidade ao trabalho pioneiro da primeira edição. Merecem amplo reconhecimento”.

 

Pamela Siegel autografa livro. Foto: Mercedes Santos/ARPI


Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM