Jornada de Pediatria discute nova puericultura e homenageia Martins Filho
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

 

Durante três dias, aproximadamente 300 pessoas entre pediatras, alunos de medicina e ex-residentes do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp se reuniram no auditório da faculdade para participar de mesas-redondas, colóquios, apresentações de casos clínicos e miniconferências sobre a nova pediatria do século XXI e o cuidado com a criança. A programação fez parte da VI Jornada de Pediatria e III Encontro de ex-Residentes do Departamento de Pediatria da FCM da Unicamp. Entre os 25 temas discutidos pelos participantes, destaque para a obesidade e o diagnóstico precoce de câncer na infância; as novas vacinas; a violência contra crianças e adolescentes; a alergia alimentar e o diabetes infantil.

O evento começou na quinta-feira (31) com uma pré-jornada e terminou no sábado (2) com um jantar por adesão. O professor, pediatra e ex-reitor da Unicamp José Martins Filho foi o homenageado do encontro. O chefe do Departamento de Pediatra da FCM, Gabriel Hessel disse que a história do Departamento se confunde com a própria história do professor Martins. Hessel relembrou momentos de quando o Departamento de Pediatra era na Santa Casa de Misericórdia de Campinas, em 1966, e a vinda do professor Martins, em 1969. “A primeira tese de doutorado e a segunda da FCM foi “Desnutrição intrauterina e desenvolvimento fetal”, de Martins, defendia em 1972. Esse trabalho permitiu construir a primeira curva de crescimento intrauterino do Brasil”, lembrou Hessel.

Hessel ainda contou toda a trajetória de Martins desde que se tornou chefe do Departamento de Pediatria de 1974 a 1984, diretor da FCM, vice-reitor e reitor da Unicamp. O atual chefe do Departamento de Pediatria disse que Martins nasceu para se dedicar à saúde da criança e que, 40 anos após a sua luta pelo aleitamento materno – uma de suas linhas de pesquisas que recebeu muita crítica e resistência na época –, somente agora foi aprovado os seis meses de licença maternidade.

Ativo e sempre a frente de seu tempo, em seu livro “A criança terceirizada” Martins identifica mudanças na sociedade brasileira que afetam diretamente o desenvolvimento infantil e toca numa questão crucial: a troca do urgente pelo importante. No ritmo frenético dos dias de hoje, as crianças não são mais cuidadas e educadas pelos pais, que optam por escolas ou creches. “Ele prega a ressurreição de uma nova puericultura”, disse Hessel.

Além de Hessel, participaram da abertura da Jornada a professora e vice-chefe do Departamento de Pediatria, Izilda Rodrigues Machado Rosa, o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo da Silva Vaz e a professora Antonia Teresinha Tresoldi, coordenadora de assistência  do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, representando o superintendente do HC, Manoel Bértolo.



Notícias mais recentes



ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

20ª Turma de Fonoaudiologia da Unicamp celebra formatura em cerimônias

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM