Joana Fróes Bragança Bastos e Ivani Rodrigues Silva recebem os prêmios de incentivo à graduação de 2017
Publicado por: Camila Delmondes
18 de dezembro de 2017

Compartilhar:

A médica Joana Fróes Bragança Bastos e a linguísta Ivani Rodrigues Silva receberam, na manhã dessa sexta-feira (13), os prêmios Prof. Dr. Miguel Ignácio Tobar Acosta e Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto de incentivo à graduação de Medicina e Fonoaudiologia. Os prêmios são concedidos, anualmente, pela diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu durante a reunião da Congregação da FCM.

“A graduação é o cerne da faculdade. É a partir da graduação que as outras áreas existem. Esse prêmio é o mais importante concedido pela FCM. Ambas as premiadas são merecedoras desses prêmios”, disse Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da faculdade, durante a homenagem.

Christiane Marques do Couto, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia, ressaltou as qualidades que deram à Ivani à indicação ao prêmio. “Ivani tem contribuído no ensino e na inclusão de surdos e cegos. Seu currículo é invejável” disse Christiane.

Gustavo Fraga, coordenador do internato médico, anunciou a vencedora do prêmio Miguel Inácio Tobar Acosta. “Joana é uma incansável batalhadora pelo ensino”, disse. Por estar em Stanford nos Estados Unidos fazendo pós-doutorado, Joana foi representada pelo professor Luiz Carlos Zeferino. “Sou testemunho da forma acolhedora e apaixonada com que Joana discute questões referentes à graduação”, revelou.

A entrega dos prêmios foi feita por Mariana Porto Zambon, neta do professor Gabriel Porto e por Carlos Acosta Tobar, filho do professor Miguel Ignácio Tobar Acosta. A cerimônia foi acompanhada por professores, alunos, amigos e familiares.

Sobre as premiadas

Joana Fróes Bragança Bastos possui graduação em Medicina pela Unicamp, residência médica em Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia. Fez mestrado e doutorado em Tocoginecologia pela Unicamp. Atua como professora doutora do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e foi coordenadora associada do curso de Graduação em Medicina da FCM. Colaboradora do Instituto Nacional de Câncer e FEBRASGO. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oncologia Ginecológica e Patologia Cervical.

Ivani Rodrigues Silva possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Linguística pela Unicamp. É docente do curso de graduação em Fonoaudiologia da Unicamp e do curso de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Orienta trabalhos de Iniciação Científica, Aprimoramento Profissional e Mestrado. Tem experiência na área da surdez (formação de professores, Educação Bilíngue, Letramento na diversidade, ensino de LIBRAS, construção de materiais de ensino de português como L2) e na área de dificuldades de leitura/escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento(s) e alfabetização, formação de professores, dificuldades de leitura/escrita.

Sobre os prêmios

O prêmio Miguel Ignácio Tobar Acosta de incentivo ao ensino de graduação foi criado em 2005 pela diretora da FCM para premiar os professores que se destacaram no ensino. O nome da premiação é uma homenagem ao médico fundador do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM, Miguel Tobar que, já na década de 70, incentivava os alunos de medicina às atividades “extra-muro”. Inovador, Tobar enxergava os alunos fora da universidade, nas casas dos pacientes. Veja a lista de vencedores das edições anteriores do prêmio Miguel Ignácio Tobar Acosta.

O prêmio Gabriel Oliveira da Silva Porto é uma homenagem ao fundador do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação. O prêmio foi instituído em 2011 pela Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em conjunto com a coordenação do curso de graduação em Fonoaudiologia, com o objetivo de reconhecer a dedicação de um professor do curso de Fonoaudiologia pela sua contribuição ao ensino. Gabriel Porto mobilizou-se pela instalação da faculdade, ajudou a criar e a organizar a disciplina de Otorrinolaringologia, o Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia e o Cepre. Veja a lista de vencedores das edições anteriores do prêmio Gabriel Oliveira da Silva Porto.



Notícias mais recentes



(Divulgação) HC realiza primeira assistência cardíaca com sistema de suporte circulatório prolongado em uma criança

Biblioteca da FCM divulga os e-books e vídeos do mês de fevereiro

Reunião DTG: Candidatos à Reitoria


Questionário esportivo de quatro domínios desenvolvido em pesquisa de docente da FCM é validado em italiano

Unicamp abre inscrição para pesquisa que analisará gratuitamente amostras de óleo e extratos de cannabis medicinal no estado de São Paulo

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM