Inovação e compromisso social da FCM marca exposição em comemoração aos 50 anos da Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
14 de setembro de 2016

Compartilhar:

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp iniciou ontem (13) a exposição “Mostra FCM: Inovação e compromisso social”. A exposição faz parte da programação dos 50 anos da Unicamp. A mostra é dividida em três momentos: a história da faculdade, as inovações dos Centros e Departamentos e vídeos sobre as práticas de saúde que mostram o compromisso social da faculdade com pacientes de Campinas e região.

“Há inovações que começaram aqui e que hoje são adotadas em todo o país, como por exemplo o alojamento conjunto entre mães e bebês, a reabilitação de deficientes auditivos e visuais, o teste do pezinho e exames clínicos que só são feitos na Unicamp”, revelou a geneticista Vera Lúcia Gil da Silva Lopes, uma das coordenadoras da exposição.

De acordo com Christiane Marques do Couto, em outubro do ano passado foi solicitado aos Departamentos e Centros da FCM que refletissem sobre suas contribuições e inovações no campo da saúde. “Cada um vê a inovação de um jeito. Essa mostra traz coisas desconhecidas por muita gente”, revelou a fonoaudióloga que também está à frente da exposição.

O diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, disse que com todo o material coletado seria possível realizar uma mostra de características midiáticas. Já o diretor da faculdade, Ivan Felizardo Contrera Toro, espera que com a exposição – que deve ficar no Espaço das Artes da FCM até o dia 19 de setembro – os visitantes possam refletir sobre o papel da FCM dentro da Unicamp e da sociedade.

Ainda faz parte da programação o Conversa com o Especialista – palestras de 10 minutos acompanhadas de um bate-papo sobre temas de interessa da comunidade. Esse evento acontece no dia 16 de setembro, das 8h30 às 12h30, no auditório da FCM. “Queremos aproximar a comunidade do pesquisador. Todos podem participar”, revelou Vera. (Veja os temas programados e como participar).

Apresentação musical inovadora

Roberto Teixeira Mendes e o músico Reinaldo Amorim fizeram uma apresentação musical durante a abertura da exposição. Reinaldo ganhou um violão aos cinco anos de idade e disse que o instrumento seria o caminho para ele sair do interior do sertão. Foi com aulas de violão que ele viajou o Brasil, chegou a Campinas e hoje faz pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Ele criou um violão especial para pessoas portadoras de necessidades especiais.

“Alguns de meus alunos não tinham uma mão ou um braço. O desafio foi construir um violão que possibilitasse tocar quase todas as músicas, em pouco tempo, sem acordes. Esse violão já é afinado para os acordes”, contou Reinaldo, demonstrando ao público como funcionava sua invenção.

Vídeos sobre práticas de saúde

Todos os pôsteres tem QR Code e redireciona para outro conteúdo da exposição. O material da “Mostra FCM: Inovação e compromisso social” será disponibilizado no site dos 50 anos da Unicamp. Os vídeos também serão disponibilizados no site comemorativo. Veja abaixo uma prévia dos videos produzidos:

Cipoi 

Crânio-Face Brasil

Departamento de Genética Médica

Cepre - Desenvolvimento Humano e Reabilitação

Cepre - Libras

Cepre - Braile

Oftalmologia



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM