Inflamação pode anteceder câncer, explica biólogo russo
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

O biólogo, pesquisador e professor assistente do Programa de Prevenção e Controle do Câncer do Fox Chase Cancer Center, Philadelphia, Estados Unidos, Sergei Grivennikov, esteve na manhã desta segunda-feira (23) no anfiteatro do Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp falando sobre relação que há entre inflamação e câncer. O público, especialmente alunos de pós-graduação e pesquisadores da FCM, compareceu em grande número para ouvir a palestra.

Grivennikov desenvolve várias linhas de pesquisa. Uma delas conecta as diversas vias de sinalização do sistema imune com a patogênese dos cânceres associados à inflamação, dentre eles o de câncer de cólon. “Cerca de 15% a 20% dos tipos de câncer estão ligados a algum tipo de infecção crônica,  30% podem ser atribuídos ao tabaco, sílica e amianto e 35% estão associados a alimentação, infecções por HPV ou H. pylori (gastrite)”, explicou o biólogo.

Segundo Grivennikov, as inflamações desempenham papéis decisivos em diferentes estágios de desenvolvimento do tumor, incluindo a iniciação, transformação maligna, invasão e metástase. A inflamação também afeta o sistema imunológico e as respostas à terapia. Células do sistema imunológico infiltram e cruzam os tumores e transformam-se em células cancerosas.

“Temos aprendido muito sobre os diferentes mecanismos pelos quais o câncer e inflamação se cruzam. Uma das principais lições é que a maioria dos cânceres são evitáveis​​. Podemos esperar novos armamentos terapêuticos e ganhos reais na luta contra o câncer nos próximos anos”, disse.

Grivennikov é mestre em biologia e bioquímica pela Moscow State University e doutor em biologia molecular e imunologia pelo Engelhardt Institute of Molecular Biology, Moscou. Desenvolveu o pós-doutorado no National Cancer Institute, NIH e no Departamento de Farmacologia da Universidade de San Diego, California, sob supervisão de Michael Karin.

Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM