III Seminário Internacional sobre Carreira Docente nas Profissões da Saúde reúne público recorde na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
09 de maio de 2017

Compartilhar:

Centenas de professores e pesquisadores universitários do Brasil participaram nessa terça-feira (9) do III Seminário Internacional sobre Carreira Docente nas Profissões da Saúde. A abertura do evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e foi prestigiada por autoridades da Unicamp, Ministério da Educação e convidados. O evento teve transmissão online e perguntas puderam ser feitas por email devido ao público recorde dessa edição.

Antes da abertura do III Seminário Internacional sobre Carreira Docente nas Profissões da Saúde, a pró-reitora de graduação da Unicamp, Eliana Amaral, anfitriã do evento, concedeu entrevista ao site da FCM e Portal da Unicamp. Ouça também entrevista concedida por ela para a RádioWeb da Unicamp.

Um dos destaques do seminário foi a participação da professora Yvonne Steinert, da Universidade McGill, do Canadá. Yvonne é considerada referência mundial na área de desenvolvimento docente e profissionalismo médico e de outras profissões da saúde.

“Eu acredito que todos nós somos estudantes, mesmo sendo professores, pesquisadores, gestores ou líderes de qualquer instituição de ensino. Devemos nos guiar por nossa intuição e considerar os aspectos formais e informais de ensino e aprendizagem dentro das múltiplas funções que exercemos dentro de uma faculdade”, disse Yvonne durante sua apresentação da tarde.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM) e professor da FCM, Sigisfredo Luis Brenelli, quando o país resolveu expandir os cursos de Medicina, uma das preocupações da ABEM foi manter a qualidade. “Discutir a formação e capacitação da carreira docente vai valorizar o salto de qualidade das escolas médicas”, disse Brenelli.

Alexander Moreira de Almeida, representante da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, revelou que o MEC está criando um grupo de trabalho para discutir a carreira docente, especialmente as da área da saúde. “Deste seminário, vamos ouvir e colher sugestões para levar ao MEC para aprimorar a carreira docente federal”, comentou Alexander.

O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, disse que a missão primordial da Universidade é formar profissionais, seja em nível de graduação, pós-graduação, especialização ou pesquisa. “Mas quem forma os professores para eles conseguirem passar o conhecimento aos alunos? A resposta a essa pergunta é o anseio de todos e esse seminário é uma boa oportunidade para isso”, confidenciou Toro.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, destacou a importância que a graduação terá em sua gestão. De acordo com Knobel, há diversos desafios que precisam ser enfrentados e discutidos, como novas metodologias e tecnologias de ensino, atualização de currículos de graduação e motivação profissional.

“Temos o imenso desafio de expandir o ensino superior público mantendo a qualidade, o acesso e permanência dos jovens na Universidade e as perspectivas de crescimento dentro da carreira docente”, ressaltou Knobel.

Participaram também da mesa de abertura do evento a coordenadora geral da Unicamp, Teresa Atvars; Luiz Cortez, coordenador da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais e Henry de Holanda Campos, reitor da Universidade Federal do Ceará e co-diretor do Programa Faimer Brasil.

Ensino na Saúde

No dia 8 de maio, no anfiteatro da Comissão de Pós-Graduação da FCM, aconteceu o V Seminário de Pesquisa Ensino na Saúde. Durante esse seminário, oito pesquisas foram apresentadas. Veja os resumos das apresentações. Ao final das apresentações, Ivonne Steinert conduziu as discussões.

“Desde 2010, o programa Ensino e Saúde é uma área de concentração dentro do programa de Pós-Graduação em Clínica Médica. Ele vem ganhando corpo nos últimos anos e se destacando no Brasil devido a qualidade do programa”, explicou Denise Engelbrecht Zantut Wittmann, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da FCM.

Leia também:
Carreira docente une McGill e Unicamp durante duas semanas
Desenvolvimento profissional do docente é tema de conferência



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM