III Jornada Gemoca Online da FCM reúne aproximadamente 450 inscritos de todo Brasil
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
26 de agosto de 2024

Compartilhar:

A III Jornada Gemoca Online foi evento gratuito que ocorreu de 5 a 10 de agosto. Organizada pelo Laboratório de Genética Molecular do Câncer (Gemoca) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a jornada reuniu aulas direcionadas a estudantes e profissionais da área da saúde. Inscreveram-se 443 pessoas e participaram como palestrantes alunos de graduação, pós-graduação e colaboradores atuais e anteriores do Gemoca.

“A genética molecular é uma área de extrema relevância devido à sua capacidade de fornecer insights sobre os mecanismos fundamentais do câncer, podendo levar ao desenvolvimento de novas estratégias de diagnóstico, prognóstico e tratamento dessa e outras doenças. Isso é particularmente atraente para os alunos que desejam contribuir para avanços significativos na medicina e melhorar os cuidados com os pacientes”, declarou Laura Sterian Ward, coordenadora do evento. A docente do Departamento de Clínica Médica da FCM também ministrou a palestra “Manejo do câncer de tireoide de baixo risco”.

Impacto dos microplásticos na saúde humana foi objeto de palestra de Elisângela Teixeira, do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da FCM. Imagem: divulgação.

Segundo Laura, a maioria dos inscritos são estudantes de graduação de cursos como Biologia, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina. Os estudantes representam vários estados, incluindo São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Goiás. Houve ainda participação de graduandos e pós-graduandos de instituições internacionais, como Universidad Central del Paraguay, Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique e University of Maryland.

Alguns dos palestrantes, ex-alunos do Gemoca, ocupam atualmente posições em universidades e instituições de pesquisa no exterior, como Fernando Batista, no Institut Pasteur, e Mariana Bonjiorno, na Universidade de Maryland. Outros são estudantes com os quais o grupo manteve vínculo, como Marielna Santos, que conheceu o trabalho do Gemoca em uma das edições do projeto Ciência & Arte ‘Povos da Amazônia’ (CAPAm) da Unicamp.

"Biópsia líquida: o futuro da medicina diagnóstica?" foi o tema de aula ministrada por Karina Peres, doutora em Ciências pela FCM. Imagem: divulgação

A docente explica que a jornada surgiu durante a pandemia, para suprir a demanda por informação e animar os pós-graduandos que, de repente, se viram impedidos de prosseguir suas pesquisas. Além disso, teve como objetivo fortalecer o vínculo com ex-alunos e incentivar a colaboração entre grupos de pesquisa – que tem aumentado ao longo dos anos. “Estamos empenhados em aprimorar continuamente o conteúdo e a experiência oferecida aos participantes, o que fortalece o valor e a relevância da jornada para a comunidade acadêmica”, completou.

“Oferecemos aulas online que abrangem um espectro amplo da ciência e se caracterizam por divulgarem o que nós produzimos ao público interessado. Essa atividade é mais uma das formas pelas quais objetivamos devolver à sociedade o crédito que ela deposita em nosso trabalho na Universidade”, finalizou Laura.

Professora Laura Ward, do Departamento de Clínica Médica da FCM, em trecho da palestra “Manejo do câncer de tireoide de baixo risco”. Imagem: divulgação


Notícias mais recentes



Seleção para Preceptoria 2025: inscrições acontecem de 6 a 17 de janeiro

Save The Date: Semana FCM acontece de 30 de março a 4 de abril de 2025

Cartões de Natal FCM

Cocen sedia exposição “Bailes Negros: Sociabilidades e Resistência em Campinas”


Lume abre inscrições para simpósio internacional “Reflexões Cênicas Contemporâneas”


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM