II Workshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

 O 2º INOVA FV tem o objetivo de reunir especialistas e profissionais de empresas, governo e instituições de pesquisa nacionais para acompanhar os avanços, desafios e desdobramentos após um ano da realização do primeiro INOVA FV em março de 2011 e adicionar novos elementos importantes para discussão. Dessa forma, visa catalisar a construção de uma ação coordenada para o setor nos âmbitos tecnológico, regulatório, de infraestrutura física, talentos, mercado e investimentos, debatendo e validando a agenda de ações para o estabelecimento de uma política industrial, científica e tecnológica de desenvolvimento e competitividade da indústria de equipamentos fotovoltaicos no país. Aliado a isso, o evento objetiva ainda aproximar as agendas de P&D e Inovação dos diversos agentes, discutindo os desafios científicos e tecnológicos para o estabelecimento do mercado de energia solar fotovoltaica e de indústrias de silício grau solar no Brasil.

A realização do evento justifica-se pelo importante momento que a energia solar fotovoltaica está passando no Brasil no sentido da movimentação dos agentes públicos e privados para se estabelecer o seu mercado no país e explorar o potencial nacional de inserção internacional. Essa movimentação se intensificou nos últimos meses desde a realização do primeiro Inova FV em março de 2011. Tendo-se como anteparo as conclusões e recomendações deste primeiro workshop, é importante acompanhar o que tem ocorrido para responder a perguntas como quais foram os avanços alcançados desde então? Tem havido sinergia e articulação entre os agentes? Estão sendo criadas as condições para o estabelecimento do mercado propriamente dito no Brasil (interno e externo)? Quais os desafios que ainda persistem e quais são as soluções sugeridas? Respostas a essas perguntas permitirão apontar correções e pontos de atenção e redirecionar, ou acrescentar novos, esforços, se necessário.

O evento é mais do que um “follow-up” do workshop anterior, trazendo também novos elementos para discussão de caráter prático, como, por exemplo, a experiência internacional com os aspectos administrativos e burocráticos do planejamento, instalação e operação dos sistemas conectados à rede de maneira a evitar a repetição no país de erros passados.

O 2º INOVA FV dirige-se, em especial, a profissionais de empresas de toda a cadeia de produção de energia solar fotovoltaica, tomadores de decisão e grupos técnicos de governos e instituições de fomento à pesquisa, além de professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de universidades e instituições de pesquisa de todo o país.

A primeira edição do evento, ocorrida em março de 2011, foi considerada um sucesso, superando a mais otimista de nossas expectativas. Contou com a presença de 282 participantes, com importante participação do setor produtivo e representantes de diversos ministérios e órgãos governamentais, quando se previa um público de 150 pessoas.



Notícias mais recentes



Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

20ª Turma de Fonoaudiologia da Unicamp celebra formatura em cerimônias

Biblioteca da FCM divulga os e-books e vídeos do mês de janeiro

Inflamação metabólica associada à microbiota intestinal é hipótese para a evolução da obesidade na história da humanidade

Comemoração de 25 anos: Cirurgia Endovascular


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM