I Workshop de Integração Básico-Clínico marca início da implantação da nova grade curricular do curso de Medicina
Publicado por: Camila Delmondes
21 de agosto de 2023

Compartilhar:

I Workshop de Integração Básico-Clínico reúne especialistas da FCM e IB/Foto: divulgação

Texto: Eliana Amaral, Silvia Riceto

No dia 15 de agosto, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em conjunto com o Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde (NAPES) e a Coordenadoria de Ensino de Graduação em Medicina (CEG), promoveram o I Workshop de Integração Básico-Clínico do curso de graduação em Medicina, como parte das atividades previstas no processo de reforma curricular. O evento contou com a participação de professores, coordenadores de disciplinas, membros das comissões de ensino do Instituto de Biologia e FCM, NDE, CEG e Napes.

O encontro teve como objetivo, rever a proposta curricular do curso de Medicina que iniciará em 2024, e compartilhar as experiências bem-sucedidas de integração bidirecional que já vem ocorrendo, entre as etapas básica e clínica do curso. A partir daí, serão definidas as agendas de trabalho compartilhado para garantir uma aprendizagem orientada pela aplicação clínica dos conhecimentos fundantes e atualizados das disciplinas básicas. 

Atividade prática realizada em  grupos com o objetivo de integrar professores do Ensino Básico e Ensino Clínico/Foto: divulgação

Os diretores da FCM e IB, Cláudio Coy e Hernandes Carvalho, abriram os trabalhos, manifestando a expectativa de aprimoramento e atualização do curso para formar o médico que vai atuar a partir de 2030. “Este deve ser um trabalho conjunto entre docentes da FCM e do IB, que atuam nas disciplinas que alicerçam as bases da formação e atuação clínicas”, comentaram.

Na sequência, o diretor associado da FCM, Erich Vinicius de Paula, apresentou aos 47 participantes do Workshop – 37 da FCM e 10 do IB – as estratégias e premissas que nortearam a reforma curricular para 2024, aprovada neste ano. Na sequência, Fábio Menezes, coordenador do curso de Medicina, apresentou as perspectivas sobre as necessidades de integração básico-clínico, a partir da literatura dos últimos 20 anos.

O diretor associado da FCM, Erich Vinicius de Paula/Foto: Mario Moreira

Os coordenadores de graduação do IB, Helena Barbosa Sampaio e Danilo Ciccone Miguel, fizeram um breve relato sobre as disciplinas de responsabilidade daquela Unidade (identificadas como BS) e suas recentes mudanças. Também ressaltaram a participação dos docentes da FCM no oferecimento das disciplinas do ciclo básico ao curso de Medicina.

Os coordenadores de graduação do IB, Helena Barbosa Sampaio e Danilo Ciccone Miguel/Foto: Mario Moreira

A coordenadora do Napes da FCM, Eliana Amaral, ressaltou a importância da construção coletiva do currículo a partir das discussões em grupos, realizadas na segunda metade do evento. Abrindo a palavra aos participantes, ela estimulou o relato de experiências bem-sucedidas a serem lembradas nas conversas que viriam a seguir. Este I Workshop marca o início da implantação da nova grade do curso de Medicina, que prosseguirá sob a condução da Comissão IB-FCM”, disse.

Em destaque na imagem, a coordenadora do Napes da FCM, Eliana Amaral/Foto: Mario Moreira

Com o apoio da assessora pedagógica e coordenadora de apoio acadêmico da FCM, Silvia Riceto, os participantes da oficina foram distribuídos em grupos com o objetivo de integrar professores do Ensino Básico com professores do Ensino Clínico para discussões relacionadas ao ensino nas disciplinas dos dois primeiros anos do curso médico e como estes conteúdos podem ser retomados na aplicação prática das atividades do Internato Médico.

“Tivemos um encontro muito produtivo entre os docentes da FCM e do IB. Após um período de apresentação do processo de reforma curricular do curso e das premissas alvo da reforma, foi possível debater a importância e estratégias para a implementação de maior integração entre os docentes das duas unidades, visando modernizar e aprimorar o aprendizado dos discentes da Medicina. Os trabalhos terminaram com o compromisso da Comissão Permanente de Integração IB-FCM de trabalhar sobre o tema, para apresentar uma proposta a ser implementada em 2025”, comentou Fábio Menezes.

O coordenador do curso de Medicina da FCM, Fábio Menezes/Foto: Mario Moreira

 



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM