Grapeme comemora 20 anos e reflete sobre serviço de apoio aos estudantes
Publicado por: Camila Delmondes
17 de outubro de 2016

Compartilhar:

O Grupo de Apoio aos Estudantes de Graduação em Medicina, Fonoaudiologia e Residentes (Grapeme) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) completou 20 anos de existência em 2016. Para celebrar essa data, o Grapeme realizou na noite de segunda-feira (10), no Salão Nobre da FCM, uma cerimônia intitulada Comemorar e Refletir. O evento reuniu autoridades da FCM, alunos e docentes da faculdade. Um dos convidados foi o psiquiatra e atual supervisor do Grapeme, Roosevelt Cassorla.

De acordo com Elisa Tamashiro, psiquiatra do Grapeme, o primeiro rascunho de um serviço de atendimento ao estudante de medicina remonta ao ano de 1986 e foi feito pelo próprio Roosevelt. “O atendimento era no Departamento de Medicina Preventiva e Social, na Santa Casa de Campinas, onde funcionava a faculdade. O projeto tinha o apoio de Rubem Alves, então pró-reitor da Unicamp”, relembrou Roosevelt.

Muitas mudanças aconteceram de lá para cá, conforme relatou Elisa. Algumas foram físicas e estruturais e outras estratégicas. “Estamos agora atendendo no Cecom, de forma independente, em um ambiente isolado acusticamente e com agendamento por email. Isso garante o total sigilo do atendimento e acompanhamento do aluno. Esse evento é uma necessidade nossa de refletir tudo o que fizemos nesses 20 anos para melhorar ainda mais o serviço”, revelou Elisa.

A coordenadora do Grapeme e chefe do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da FCM, Eloisa Valler, disse que a equipe do Grapeme é coesa e que a data é oportuna para refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo de 20 anos. Segundo Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, coordenador de graduação do curso de Medicina ao qual o Grapeme é ligado, o evento comemorativo coincide com a preocupação e desejo da faculdade em reavaliar para avaliar melhor o curso. Para Roberto Teixeira Mendes, diretor associado da FCM, o Grapeme é original e único e tem uma abordagem integrada no atendimento ao aluno.

“O atendimento ao aluno de Medicina tem peculiaridades especiais. Uma delas é ter um médico atendendo que tenha passado por aquilo que a aluno está passando. Isso cria uma identificação que facilita o diálogo”, comentou Roosevelt.

Roosevelt Cassorla fez ainda a palestra “O que está diferente na geração de 1996 e na de 2016. A psique mudou?”. Na sequência, foi a vez da professora e chefe do Departamento de Tocoginecologia da FCM, Eliana Martorano Amaral, falar sobre técnicas de ensino para essa nova geração e o que mudou nos últimos 20 anos no processo de ensino e aprendizagem.

A equipe do Grapeme é composta pela médica psiquiatra Elisa Tamashiro e pelas psicólogas Adiene Martins e Natália Aparecida Amaral. Veja como agendar consulta, como funciona, onde fica e como chegar ao Grapeme.



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM