Fórum na Unicamp discutirá sofrimento mental e suicídio entre os trabalhadores
Publicado por: Camila Delmondes
01 de setembro de 2023

Compartilhar:

O Centro de Convenções (CDC) da Unicamp contará, no dia 20 de setembro, com o Fórum Permanente: Sofrimento mental e suicídio relacionados ao trabalho: tecendo redes de acolhimento e enfrentamento, com o objetivo de discutir formas de enfrentamento e eliminação de violências e assédio no mundo do trabalho. O evento é realizado pelo Laboratório de Estudos em Saúde e Trabalho (Ester) do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, com o apoio da Rede Margarida e Ministério Público do Trabalho da 15ª Região.

Organizadores do evento, os professores do DSC da FCM, Marcia Bandini, Sérgio de Lucca e Agnus Lauriano explicam que o evento tem como pano de fundo as últimas décadas, “marcadas por profundas modificações no mundo do trabalho com avanço da informalidade, flexibilidade, hiperprodutividade e precariedade, que desdobram novas formas de sofrimento, adoecimento e morte”.

Marcia, Sérgio e Agnus destacam, ainda, que no Brasil, a chamada reforma trabalhista (2017) trouxe perdas significativas para a classe trabalhadora, deixando-a numa condição mais vulnerável, que se expressa na redução da proteção social de direitos trabalhistas e desresponsabilização do Estado frente às suas necessidades. Cenário este, agravado ainda mais pela pandemia de Covid-19, que acelerou mudanças na organização do trabalho, aprofundando a precarização. “O resultado disso tudo é observado na “alma” dos trabalhadores e trabalhadoras, tendo o Brasil mais de 570 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais”, lamentam.

Com convidados de distintos movimentos sociais e sindicais do Brasil, o Fórum contará com participação de uma trabalhadora da Argentina, ampliando o debate para cenários Latino Americanos, além de um espaço aberto: “Res Pública: Informe das lutas por saúde mental nas diferentes categorias” com inscrições no local, valorizando a fala de todos trabalhadores que estiverem presencialmente no evento. Confira a programação completa e outras informações através do Instagram.

Na ocasião, também haverá o lançamento do livro “Desse Jeito Não dá Mais”. Nele seus organizadores, Marcia Bandini, Sérgio de Lucca e Agnus Lauriano, trazem uma potente composição de artigos e ensaios sobre sofrimentos mentais e suicídios relacionados ao trabalho escrito por médicos, enfermeiros, psicólogos, juristas, sociólogos, economistas, sindicalistas de diversos ramos das atividades econômicas.

E como a luta é contínua, como encerramento do Fórum, os participantes serão convidados a um ato político “Pela eliminação das violências e do assédio no mundo do Trabalho” que tem como mote a luta pela ratificação da Convenção 190 da OIT pelo Estado nacional brasileiro. O ato sairá em caminhada do Centro de Convenções em sentido a Praça da Paz.

Os Fóruns Permanentes da Unicamp estão ligados diretamente ao Gabinete da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Todos, todas e todes interessados podem se inscrever, através do link: https://sistemas.proec.unicamp.br/admin/inscritos/novo/1132

O Centro de Convenções fica na Avenida Érico Veríssimo, 500, no campus da Unicamp em Barão Geraldo (Campinas-SP).



Notícias mais recentes



Estudo qualitativo da FCM sobre profissionais de saúde no auge da pandemia da Covid-19 é publicado na revista PLOS Mental Health

Professores da FCM recebem delegação da Universidade de Turim em encontro para novas parcerias

Semana da FCM


No Dia Mundial de Combate ao Câncer, professor José Barreto defende em audiência pública regulação de política nacional sobre a doença

(Divulgação) Pesquisa: Experimentos em Linguística (IEL/Unicamp)

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM