FCM promove VI edição do Minicongresso em Introdução à Prática de Ciência
Publicado por: Camila Delmondes
27 de novembro de 2015

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Na tarde dessa terça-feira (24), a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, por intermédio da Comissão de Graduação em Medicina, promoveu o VI Minicongresso de Introdução à Prática de Ciência (IPC). Na ocasião, estudantes do primeiro ano do curso médico apresentaram os projetos de iniciação científica realizados, em 2015, para as disciplinas de Prática de Ciências, módulos I e II. Os trabalhos, em formato pôster, foram expostos no Anfiteatro I da FCM, e avaliados por uma comissão de professores e alunos de pós-graduação da faculdade. Veja abaixo os dez trabalhos melhores avaliados.

Para o coordenador da Comissão de Ensino de Graduação em Medicina, Paulo Eduardo Ferreira Velho, além do reconhecer o trabalho desenvolvido pelos estudantes ao longo do ano, o Minicongresso IPC também destaca o trabalho realizado pelos diversos profissionais envolvidos com a disciplina de Práticas de Ciências, e a própria qualidade da FCM na formação de seus alunos.

“A FCM tem o desafio contínuo de proporcionar a melhor formação. Esse também é o desafio de vocês. Algumas coisas são boas, mas podem ficar ainda melhores. Nessa trajetória de formação, vocês buscam a sabedoria. Saibam, pois, que a sabedoria é mais que o conhecimento. Sabedoria é o conhecimento aplicado e que, de certa maneira, é também o que vocês estão apresentando aqui hoje”, disse.

Desenvolver o argumento científico pode parecer uma atividade corriqueira para os pesquisadores de longa carreira, mas, para os estudantes do primeiro ano de Medicina, esse é um dos grandes desafios vencidos nos primeiros semestres. “Organizar o pensamento para construir uma linha de argumentação é a maior dificuldade dos alunos nesse primeiro momento” explicou o professor do Departamento de Saúde Coletiva da FCM e vice-coordenador da disciplina IPC, Carlos Roberto Silveira Corrêa.

Para o estudante Pedro Torres, a pesquisa desenvolvida ao longo do ano foi tranquila. Difícil mesmo foi sintetizar todo trabalho em um metro quadrado de pôster. “A carga de informação é muito grande para sintetizar. A aterosclerose é um tema complexo, envolve muitos fatores. Pesquisar foi mais simples”, disse o estudante.

De acordo com o também professor do Departamento de Saúde Coletiva e coordenador da disciplina IPC, Ricardo Carlos Cordeiro, a apresentação dos pôsteres, mais do que finalizar toda a trajetória da disciplina, serve de treino para que os futuros médicos e pesquisadores formados pela FCM exercitem a comunicação. “Não basta produzir o conhecimento científico, tem que socializá-lo. Esse é um esforço importante porque também é uma devolutiva do nosso trabalho, não apenas para a comunidade científica, como também para a sociedade que sustenta a universidade. Ao longo da carreira, vocês terão inúmeras oportunidades como essa”, enfatizou Cordeiro.

Trabalhos vencedores do IPC por ordem alfabética:

Aluna: Ana Luisa de Carvalho Cardozo
Título do trabalho: Impacto da Next Generation Sequencing na prática clínica das encefalopatias epilépticas
Orientadora: Íscia Lopes Cendes
Área: Genética

Aluna: Andrelisa Marina de Albuquerque
Título do trabalho: Influência dos neutrófilos no desenvolvimento da aterosclerose
Orientadora: Maria Heloisa Souza Lima Blotta
Área: Patologia Clínica

Aluna: Andressa Caroline Paranhos
Título do trabalho: Dificuldades no diagnóstico da febre maculosa: suas implicações na implantação do tratamento e na alta taxa de letalidade no Brasil
Orientador: Joaquim Murray Bustorff Silva
Área: Cirurgia

Aluno: Antonio Jadson Marreiro Brasil
Título do trabalho: Aplicação de RMN e quimiometria no estudo sobre a associação de epilepsia de lobo temporal mesial refratária e depressão
Orientador: Fernando Cendes
Área: Neurologia

Aluno: Arthur Henrique de Oliveira
Título do trabalho: Utilização de técnicas de Biologia molecular na caracterização de agentes etiológicos das meningites no HC/ Unicamp
Orientadora: Célia Regina Garlipp
Área: Patologia Clínica

Aluna: Bárbara Manera Fernandes
Título do trabalho: O papel do receptor TLR4 como mediador da resposta inflamatória na obesidade e resistência à insulina
Orientador: Licio Augusto Velloso
Área: Clínica Médica

Aluno: Caio Pereira Feijó da Silva
Título do trabalho: Indução condrogênica a partir de Células-Tronco Mesenquimais de líquido amniótico humano com TGF-β3 sobre matriz de quitosana
Orientador: Ibsen Bellini Coimbra
Área: Clínica Médica

Aluno: Guilherme Santos
Título do trabalho: Identificação do conhecimento de acadêmicos de medicina sobre as consequências relacionadas ao consumo de álcool durante a gestação
Orientadora: Vera Lúcia Gil da Silva Lopes
Área: Genética

Aluna: Isabela Schoenacker Cauzzo
Título do trabalho: Abordagem cirúrgica na instabilidade anterior e lateral do joelho
Orientador: Sérgio Rocha Piedade
Área: Ortopedia

Aluna: Mariana Pereira Leite Nakamura
Título do trabalho: Associação entre HLA-DRB1 e artrite reumatoide
Orientadora: Carmen Silvia Bertuzzo
Área: Genética

Aluno: Vinicius Eidi Oba Ogawa
Título do trabalho: Avaliação da segurança e tolerabilidade da administração do composto BL125 (dapaconazol)
Orientador: Gilberto de Nucci
Área: Farmacologia



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