FCM perde o professor aposentado do Departamento de Patologia, José Vassallo
Publicado por: Camila Delmondes
06 de janeiro de 2024

Compartilhar:

Foi recebida com grande consternação, nessa sexta-feira (5), a notícia do falecimento, em Campinas, do médico patologista José Vassallo, docente aposentado do Departamento de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

“Perdemos um de nossos grandes pesquisadores [...] também um grande amigo”, lamentou a docente do Departamento de Anestesiologia, Oncologia e Radiologia da FCM, Carmen Silvia Passos Lima, coordenadora de Inovação do Cepid CancerThera, ao qual José Vassallo estava atualmente vinculado.

“Era uma pessoa sempre atenciosa e alegre. Frequentemente, o encontrávamos pelos corredores do Hospital de Clínicas (HC)”, lembrou o Relações Públicas Alberto Ravagnani, servidor aposentado do hospital.

“Uma pessoa admirada por todos por sua competência, ética e dedicação à ciência, à família e aos amigos”, contou Carmino Antonio De Souza, professor titular de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da FCM, no obituário intitulado A perda do grande amigo, pesquisador e professor José Vassallo – em que destaca Vassallo como uma referência mundial em histopatologia da medula óssea e linfomas malignos.

Leia o obituário na íntegra, aqui.

“Tive o privilégio de trabalhar com ele na Hematologia da Unicamp. Excelente caráter, brilhante pesquisador e orientador, um notável médico. Sua ausência será uma grande perda para a medicina brasileira e para todos que o conheceram”, disse ainda o ex-reitor da Unicamp e professor titular em Hematologia da FCM, Fernando Ferreira Costa.

Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), em 1980, José Vassallo especializou-se em Anatomia Patológica na Unicamp, onde cursou a residência médica. Tendo obtido o titulo de doutor em Medicina na Alemanha, pela Universidade de Münster, e realizado estágios de pós-doutoramento no Instituto de Patologia da Universidade de Kiel, Alemanha (1986); no Laboratório de Anatomia Patológica da Universidade de Paris, França (1992); e no Laboratório de Anatomia Patológica da Universidade de Toulouse, França (1992 e 2005).

Em 2001, obteve o grau de livre-docente em Patologia pelo Departamento de Anatomia Patológica da FCM, local em que atuou como professor titular, de abril de 2005 até a sua aposentadoria em 2017.


Texto: FCM com Cepid Cancer Thera, e HC Unicamp.



Notícias mais recentes



Estudo qualitativo da FCM sobre profissionais de saúde no auge da pandemia da Covid-19 é publicado na revista PLOS Mental Health

Professores da FCM recebem delegação da Universidade de Turim em encontro para novas parcerias

Semana da FCM


No Dia Mundial de Combate ao Câncer, professor José Barreto defende em audiência pública regulação de política nacional sobre a doença

(Divulgação) Pesquisa: Experimentos em Linguística (IEL/Unicamp)

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM