FCM discute o cuidado farmacêutico nas Redes de Atenção à Saúde
Publicado por: Camila Delmondes
09 de junho de 2017

Compartilhar:

O “Cuidado Farmacêutico nas Redes de Atenção à Saúde”, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão foi tema do evento realizado na tarde dessa quinta-feira (8), na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSC) e o Departamento de Saúde Coletiva da unidade. O objetivo: discutir o contexto das poucas ações voltadas à orientação correta dos medicamentos nos serviços de saúde, ainda não priorizadas e até mesmo negligenciadas, apesar dos avanços na área da Assistência Farmacêutica.

Cerca de 60 pessoas participaram do encontro na FCM, entre representantes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UNB), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), e das Coordenadorias, Estadual e Municipal, de Assistência Farmacêutica de São Paulo, dos municípios de Campinas, Mogi Mirim, Bragança Paulista, Poços de Calda, Paulínia e Vinhedo.

Em sua fala de recepção aos participantes, a coordenadora do PPSC da FCM, Rita Maria Rita Donalisio Cordeiro, destacou os 50 anos de atuação e o vínculo do Departamento de Saúde Coletiva da FCM com o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Reforma Sanitária, oferta de treinamentos e disciplinas, desenvolvimento de programas de extensão e pesquisas. “Esse fórum é uma possibilidade de debate. Temos ampliado, nos últimos anos, a linhas de pesquisa nessa área de política farmacêutica e medicamentos. Mais pesquisas e reflexões sobre esse tema são muito bem-vindas”.

Responsável pela palestra “O cuidado na Rede de Atenção à Saúde”, a farmacêutica e professora do PPSC da FCM, Karen Sarmento Costa, falou sobre a proposta do evento realizado na FCM, de aproximar o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da FCM dos Serviços de Saúde, não apenas da região de Campinas e do estado paulista, mas do Brasil como um todo.

“Pela nossa experiência, entendemos que para promover transformações do SUS, nós precisamos de aliados, articulação e pessoas que se dediquem aos projetos e, hoje, promovemos esse debate no sentido de fazer uma discussão sobre o cuidado farmacêutico articulado com as políticas e o cuidado em saúde, de forma geral”, disse.

O evento contou, ainda, com a palestra “Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: a experiência do município de São Paulo” ministrada pelo também farmacêutico e assessor técnico adjunto da Coordenadoria Regional de Saúde Leste da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo, Felipe Tadeu Carvalho Santos.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM