Exposição "De Dentro para fora", de Tathi Piancastelli
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
06 de outubro de 2023

Compartilhar:

O Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebe, no dia 19 de outubro, às 11h, a abertura da Exposição "De Dentro para fora", de Tathi Piancastelli.

A atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer, ativista brasileira e pessoa com síndrome de Down apresenta em Campinas a exposição que retrata sua história fazendo um paralelo à sociedade, o preconceito, a ignorância, junto à sensação da pessoa com síndrome de Down perante à opressão de sua voz, desejos e sentimentos. O projeto foi lançado na ONU, em Nova York e em seguida foi para Miami, chegando às terras brasileiras, no Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, passou por Taubaté e aporta na Unicamp em Campinas.

Pelas lentes de Nila Costa, a exposição contará com 18 painéis fotográficos impressos em tecido, e 2 obras em acrílicas sobre telas, feitas pelo artista Manu Militão. Os painéis foram confeccionados parceria com a empresa Wentz, que tem grande experiencia em fundos fotográficos. A história desta obra tem um significado especial. Nila Costa, conceituada fotógrafa, reconhecida por seus ensaios com gestantes, é mãe de Alice, que também é uma pessoa com síndrome de Down. O encontro com Tathi aconteceu nos Estados Unidos: encantada com sua história e independência, Nila a convidou para um ensaio para a revista “Acontece”, de conteúdo brasileiro em Miami. O resultado deste trabalho foi tão impactante, que surgiu a ideia de convidar a fotógrafa Jade Matarazzo como curadora do projeto.

“Muitas pessoas ainda acham que alguém com síndrome de Down não pode morar sozinho, ter uma profissão, se casar… Com a minha história eu mostro que sim, podemos! Na exposição as fotos mostram isso, nós também somos capazes”, explica Tathi. “De Dentro para Fora” é uma exposição inclusiva e interativa, sendo totalmente acessível, com vídeos e imagens. O objetivo é que todas as pessoas possam interagir e expressar seus sentimentos, através das sensações causadas pelas obras. Além de destacar as vivências de uma pessoa com síndrome de Down na sociedade, a exposição traz uma ideia cronológica das fotos e destaca uma mulher - Tathi - tentando emergir, chegando até suas grandes conquistas: a fase no teatro, escrevendo sua peça, até os dias atuais.

“A arte entra, dilacera e ao mesmo tempo cura. A arte grita e ao mesmo tempo acalma, a arte foi a ferramenta que Deus me deu para iniciar um movimento que vai além dela mesma. Um movimento que tem uma mensagem que é maior do que eu, maior do @tathipiancastelli. De Dentro para Fora, não é sobre mim, sobre a Alice, não é sobre a Tathi. É sobre amor, é sobre clareza de identidade, é sobre fé, é sobre romper seus próprios limites e crenças, é sobre passado, é sobre presente e é sobre futuro. É sobre algo que tem que estar em pauta sempre:  o direito à vida. O direito de ter a oportunidade de mostrar ao mundo a sua luz”, comenta Nila Costa.

Uma das obras presentes retrata Tathi com uma cobra de verdade, reforçando sua força, determinação e empoderamento. Com o passar das fotografias, Tathi posa com Alice, filha de Nila. É uma maneira simbólica de expressar o desejo de que sua filha possa emergir e ter grandes conquistas, assim como Tathi.

A exposição é totalmente gratuita e tem como objetivo promover uma reflexão social, reunindo crianças e adultos para visitarem e se apaixonarem por “De Dentro para Fora”, que reforça, através da arte, a importância da inclusão, por um olhar de quem enfrenta os desafios do dia a dia com perseverança e dedicação, por meio de feitos inéditos, entre eles: palestra na ONU, um espetáculo escrito e protagonizado por Tathi, com prêmios internacionais e a inspiração para diversos projetos.

A exposição “De Dentro para Fora” representa, acima de tudo, a força da mulher com síndrome de Down. A exposição se estende ao público até 30 de outubro às 17h30. Nesta etapa o projeto conta com a produção local de Lilia Gallana, e parceria com a Unicamp, FCM, HC, Caism e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, que doou as imagens táteis.

Foto: Nila Costa

Bate-papo

Ainda na ocasião da abertura da exposição, também no contexto das celebrações relacionadas ao Dia do Médico comemorado em 18 de outubro, haverá o bate-papo com a Tathi Piancastelli e a médica do Hospital da Mulher (Caism), Tarita Bueno, sobre inclusão pela arte e a hora da notícia, conforme abaixo: 

 



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM