Expert em biofilme bacteriano, Niels Høiby compartilha experiência na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
18 de abril de 2017

Compartilhar:

Na última segunda-feira (10), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu o cientista dinamarquês Niels Høiby, da Universidade de Copenhague, reconhecido no meio científico como um dos pesquisadores pioneiros no estudo dos biofilmes bacterianos. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente e reuniu cerca de 60 pessoas no Salão Nobre da FCM, ligadas às áreas das ciências biológicas, biomedicina, farmácia, enfermagem e medicina.

De passagem pela América Latina, Høiby veio até a FCM compartilhar o seu conhecimento na área da microbiologia ambiental, mais especificamente, no que diz respeito à formação dos biofilmes bacterianos, bem como o papel que estes exercem nas infecções crônicas. Conhecimento tal, de acordo com os organizadores do encontro, “cada vez mais valorizado na área da saúde por microbiologistas clínicos e infectologistas”.

“Aqui na Unicamp, nós temos um grande centro de estudos em FC dentro do Ciped, o LAFIC, coordenado pelo gastroenterologista pediátrico Antonio Fernando Ribeiro. Na área de estudos microbiológicos, temos o infectologista Carlos Emilio Levy, responsável pelo Laboratório de Parasitologia Clínica, do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A vinda do Høiby interessa várias disciplinas da FCM”, explica o coordenador do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED) da FCM, José Dirceu Ribeiro.

Ribeiro conta que a visita de Høiby também tem como proposta, viabilizar estudos colaborativos entre o Brasil e a Dinamarca, por intermédio da Unicamp e da UC, compartilhando conhecimentos e tecnologias. Uma vez que, ambas as universidades, já realizam intercâmbio de massa crítica, com o envio de alunos e docentes entre os dois países.

“O professor Høiby tem um centro de pesquisa muito avançado em FC, e investiga como a infecção pulmonar e das vias aéreas agride os pacientes, diminuindo a qualidade de vida e a saúde desses indivíduos. A Dinamarca é um país muito avançado e tem uma estrutura de pesquisa muito grande nessa doença”, afirma Dirceu.

Ainda de acordo com o coordenador do Ciped da FCM, doenças como a FC favorecem infecções causadas por bactérias atípicas, ou seja, que não fazem mal para a grande maioria da população. Assim, compreender a estrutura dos biofilmes formados por essas bactérias pode contribuir para o tratamento da doença. “Destruindo o biofilme, conseguimos impedir a proliferação da bactéria”.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM